Home Office: SER adaptativo para ESTAR presente

Hoje é 13 de Abril 2020 e algumas semanas atrás iniciamos um desafio mundial devido ao COVID-19 que pode ser considerado um capítulo Black Swan (Teoria do Cisne Negro de Nassim Taleb) que faz referência a um acontecimento de impacto desproporcionado ou um evento raro aparentemente inverosímil, para lá das expectativas normais históricas, científicas, financeiras ou tecnológicas. Ao menos é assim que a maioria do mundo está tratando tal evento, apesar que eu tenho minhas opiniões contraditórias, mas isso é um assunto extra do qual prefiro acreditar em dados científicos que em mídias de comunicação.

O fato é que eventos como este trazem quebras de paradigmas enormes, quebra ou construções de muros entre sociedades, apocalipses econômicos e principalmente adaptações de vida e trabalho. Quando falamos de vida e trabalho, basicamente é SER ADAPTATIVO a novas realidades, por mais rápidas que elas aconteçam, pois só assim é possível ESTAR PRESENTE. Se estivesse aqui escrevendo sobre tecnologia, vários profissionais da área tem discutido sobre TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, e tal evento black Swan acelerou tudo isso e trouxe disrupções enormes.

Eu já perdi as contas de quantos materiais com dicas sobre adaptações para continuar trabalhando e produzindo, ou seja, trabalho remoto em Home office. Arrisco-me dizer que após a COVID-19 um dos assuntos mais comentados nas redes sociais corporativas.
Não à toa. O isolamento social provocou, sem aviso prévio, uma migração compulsória de milhões de brasileiros para essa modalidade de trabalho, deixando na escuridão grande quantidade de profissionais que nunca havia trabalhado remotamente.

Esperei um pouco para escrever sobre este tema, pois acredito que é importante um tempo para curar conteúdos que podem curar negócios e a nossa própria vida.

Não sabemos quando o mundo será curado. Não só da doença que nos assola e nos assusta. Mas também da ferida emocional aberta em cada um de nós, porém é preciso se adaptar, caminhar, e estar presente.

Então, o que podemos aprender com os desafios que o trabalho remoto nos impõe, sem a imposição de “listas definitivas” como as 5 coisas que você precisa fazer para obter sucesso no Home Office!

Já que o mundo não será mais o mesmo, quais são as experiências de quem já adotava o trabalho remoto antes do isolamento social torná-lo a única opção viável? Qual o papel da cultura organizacional para que o líder mantenha o time engajado e conectado mesmo à distância? O que pessoas experientes em trabalho remoto estão pensando sobre este novo momento e quais provocações elas nos fazem a partir de suas visões de mundo?

Bem, posso compartilhar um pouco disso e é isto que farei nos próximos dias com textos dia a dia para não ficar muito extenso. Explorarei cada tópico que acredito que possa agregar a este tema.

E como escuto de minha mãe desde a infância: “Depois de toda tempestade vem a bonança”, esta é uma oportunidade para aperfeiçoarmos a nossa competência de adaptação para viver. Pois a bonança com dias melhores virão, eles sempre vem!

“Viver é adaptar-se”.

Euclides da Cunha

Leila também sobre Produtividade em Home Office, o que uso.

 

 

2 comentários em “Home Office: SER adaptativo para ESTAR presente

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: