Produtividade em Home office, o que uso

Nestes últimos dias temos vivido um período de quarentena (que não são 40 dias, rs) muitas pessoas estão me perguntando o que uso para trabalhar e interagir.

Existem muitas ferramentas gratuitas ou a custos baixos que facilitam muito a vida neste período de reclusão. Na minha visão, o ponto principal está em escolher cada uma para cada situação ou grupo de usuários. É claro que alguns profissionais de experiência do usuário (UX – User eXperience) defendem que ferramentas precisam servir para qualquer tipo de usuário, mas na prática penso que é um pouco diferente.

Neste momento de 2020 temos vivido mais momentos ruins que bons com o surgimento do COVID-19. Mas pensando pelo lado positivo o mundo tem evoluído quanto ao uso de tecnologias.

As pessoas estão se adaptando rapidamente ao uso (mesmo que por obrigação), o que aumenta o aprendizado e ajuda o mundo a evoluir neste sentido.

As empresas de tecnologia estão trabalhando muito para melhorar rapidamente os produtos quanto a performance, estabilidade, segurança para manter tudo funcionando e disponibilizar mais tecnologia ao mundo.

O lado de fora do mundo corporativo está consumindo tecnologia e isso trará bons frutos em um futuro.

Estamos entendendo que é possível trabalhar conciliando família, tempo, atividades, desejos e reflexões de nossas vidas.

Mas enfim, vamos voltar aqui e falar de ferramentas que podem colaborar para o Home Office e que particularmente faço uso.

FERRAMENTAS PARA REUNIÕES VIRTUAIS:

DISCORD https://discordapp.com/ – Sim, DISCORD! Não tem o melhor nome e é voltado ao público de games. Mas temos utilizado em nossos times técnicos pela estabilidade, facilidade inclusive de transacionar códigos, fazer chamadas e videos fáceis, criar grupos de comunicação e até “banir” quem fizer merda!

WHEREBY https://whereby.com/ – Fácil comunicação via videos e audios com possibilidade de criar salas. A utilização dele é mais fácil que DISCORD, então usamos com clientes e times não técnicos de TI. Ele possui app para celular, mas a facilidade é que também funciona no browser do celular, então basta criar a sala e mandar o link para alguém. Usamos ele no formato pago para ter salas privadas com entrada de usuários totalmente controladas.

ZOOMhttps://zoom.us/ – Ótima opção FREE COST. O ZOOM Cloud Meetings é um aplicativo fundamental para quem precisa fazer vídeo reuniões no Android ou iOS. Dos pontos positivos dele, destaque para a forma de convidar os participantes: por e-mail, SMS, redes sociais e outros, e também, para a possibilidade de compartilhamento de arquivos, textos e apresentações durante as chamadas.

Abaixo uma curiosidade: A avaliação da GARTNER das soluções de video existentes no mundo.

FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO:

GITLAB https://gitlab.com/ – O GitLab é um gerenciador de repositório de software baseado em git, com suporte a Wiki, gerenciamento de tarefas e CI/CD. Utilizamos muito o GitLab no projeto Robbyson onde toda a cadeira técnica tem suas atribuições, realizam registros de códigos, versões, especificações funcionais, issues, etc.

TIMER https://toggl.com/app/timer – Trata-se de uma ferramenta que auxiliar na gestão de horas gastas em cada issue no GIT e integrada também com outras plataformas.

FERRAMENTAS PARA MENSAGENS INSTANTÂNEAS:

SLACK https://slack.com/intl/pt-br/ – O Slack é uma plataforma excelente para comunicações rápidas. Boa para substituir aqueles emails que precisam de respostas rapidas por este mecanismo. Algo que você faz no WhatsApp, mas com um controle melhor da empresa de forma que centraliza os membros dos times. Ele tem outras funções, aqui fui bem direto. No nosso caso após a utilização do DISCORD iremos abandonar este uso, mas lembre-se: DISCORD é um pouco mais complexo de ser utilizado por usuários mais “básicos”.

GESTAO DE TAREFAS, PRODUTIVIDADE E OUTROS:

TRELLO https://trello.com/ – Ferramenta colaborativa que ordena as tarefas e especifica prazos de entrega. Ótimo pra fazer gestão rápida de atividades, gerar kanban, painéis, etc. Ótimo para gerir produtividade.

EVERNOTEhttps://evernote.com/intl/pt-br/ – Excelente ferramenta. Bem completa e de fácil uso. Organiza tarefas, gerencia informações, faz anotações, armazena e sincroniza fotos, vídeos e mensagens de voz. Permite acessar documentos remotamente e compartilhar informações em diferentes níveis de privacidade.

GOOGLE DRIVE https://drive.google.com/ – Armazenamento de arquivos que está entre os mais conhecidos do mundo. Utilizamos para compartilhar alguns documentos, não códigos de sistema.

Bem, acima listei algumas ferramentas para não ficar um texto muito extenso. Sobre PRODUTIVIDADE, o mais importante é a consciência de cada um e um gestor ferrinho de dentista. Por mais ferramentas, treinamentos, métodos, a produtividade depende da capacidade e principalmente a “boa vontade” de cada um em resolver problemas.

Aproveite e leia: HOME OFFICE: Dicas práticas para trabalho remoto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: