Auto otimização é a bola da vez, mas não é novidade para esportistas.

Atualmente, ano de 2020, período em quarentena devido ao COVID-19, temos visto, ouvido e discutido assuntos sobre auto otimização. Bem, este é o nome marketing e bonito para o que vejo de forma mais direta: Procure ser melhor dia a dia, dê o seu máximo.

Para facilitar o que penso e pratico como estilo de vida, pense nos atletas. Eles diretamente chegam ao máximo do uso do corpo por objetivos e propósitos, correto? Sim, penso que sim e acredito que você também. Agora, pense em “seres humanos comuns, não atletas”.  Eles também possuem seus objetivos e propósitos, correto? Sim, penso que sim e acredito que novamente você também. Porém, qual a diferença entre eles? OS ATLETAS SE CUIDAM DIARIAMENTE, POIS O CORPO É SEU “GANHA PÃO”! E o corpo será não só ganha pão, mas seu meio de viver neste mundo por longos anos.

Eles entendem que para cumprir seus OBJETIVOS e PROPOSITOS de vitória em competições, precisam de seus CORPOS e MENTES em constante cuidado e alinhamento. E porque os “SERES COMUNS” não podem ter esse este comportamento? Eu encontrei esse alinhamento quando, através do esporte, decidi ser um ESPORTISTA que me ajudam e ajudarão a conquistar vários objetivos e propósitos ao longo da vida. Quando falo de objetivos e propósitos não são grandes conquistas, mas é conseguir levantar todos os dias da cama com disposição para ser melhor que ontem. Aos 90 anos, imagino que prosperidade para mim será poder levantar sozinho, realizar meus cuidados básicos por mim mesmo, poder me reunir com os meus amigos. Ser lúcido.

Devido as várias LIVES nas redes sociais em tempo de COVID, muito tem se falado sobre auto otimização, afinal estamos confinados e com a oportunidade de pensar em nós mesmos.

Porém, antes de COVID e espero que depois de COVID, continuemos a preocupar com a qualidade já que a expectativa de vida que aumentou nos últimos anos. Eu sempre cito algo a respeito disso: por exemplo, meu pai se aposentou em seus 42 anos e isso era visto como “fim da vida profissional”. Atualmente estou nos meus 38 anos e me vejo longe, muito longe deste “fim de vida profissional”. Me sinto um jovem de 20 anos com experiência de vida. E por outro lado, não acredito na separação de vida pessoal e profissional, mas aí é outro extenso assunto.

Com a velocidade extrema do mundo vejo que a nossa preocupação esteja em entender a diferença entre Idade Cronológica x Idade Biológica muito estudada por médicos geriatras. Trazendo um pouco de estudos e números temos alguns insights interessantes:

  • A expectativa de vida (média) do ser humano no Império Romano era de 30 anos;
  • Atualmente temos:
    •  Japão com 88 anos
    • Europa 85 anos
    • Países em desenvolvimento, por exemplo, Brasil 75 anos
    • África 47 anos
IBGE

Um artigo do site THE VISUAL CAPITALIST (https://www.visualcapitalist.com/aging-global-population-problem/) me chamou muito atenção por trazer um gráfico que ajuda a VER o envelhecimento por País e a projeção de como estaremos em 2060! Cara, estou em contagem regressiva para meus 80 a 100 anos ou serei apenas uma estrela no céu, risos)

THE VISUAL CAPITALIST
THE VISUAL CAPITALIST

Os dados do gráfico acima são da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas incluem países não membros também, como Brasil.

Então, cruzando o início deste texto com números do artigo citado, temos a certeza que o estilo de vida esportista pode nos ajudar na busca pela auto otimização. Em 1980 eram 20 idosos para 100 trabalhadores; já em 2060 serão 58 para cada 100 trabalhadores. Desta forma, a frase “Procure ser melhor dia a dia, dê o seu máximo” precisa se juntar aos cuidados do corpo e da mente para e desfrutar dos anos de vida.

De acordo com Peter Kronstorm do Copenhagen Institute for Futures Studies, nos últimos 50 anos eles veem estudando macro tendências e projeções de cenários futuros que irão bombar nos próximos anos.

A auto otimização é uma das tendências estudas pelo instituto que possui vários drives. Dentre alguns eu defendo:

  • A tecnologia com foco no DESENVOLVIMENTO LÓGICO com várias ferramentas para que possamos evoluir ainda mais. Aumento da inteligência lógica, sobrando espaço para a inteligência emocional.
  • A mudança de mentalidade na busca do NOVO LUXO. Procurar o melhor do MELHOR SER ao invés do TER coisas materiais.
  • A robotização como executora da parte chata do trabalho, o que também faz com que profissões atuais morram e o “novo humano “precise se adaptar as novas profissões.

Geralmente, o último tópico sobre robotização é visto como negativo – “iremos perder emprego”, mas vamos pensar pelo lado positivo: teremos mais tempo para desenvolver o nosso ser. Todos os pontos acima servem para a auto melhora e a auto otimização de nós seres humanos, afinal, a única coisa que não mudará são as 24 horas do dia.

A riqueza estará em ter mais tempo para planejar e viver as nossas próprias vidas.

Para desfrutar desta riqueza, viver com maior tempo livre, será preciso mudar nosso estilo de vida, cuidar melhor do corpo e da mente: adquirir um estilo de vida esportista. Este estilo tem como foco consumir comidas mais saudáveis; melhorar o tempo de sono e descanso; viver mais junto a natureza; aplicar o mindfulness; praticar em constância os exercícios físicos.

Precisaremos ter MENTE e CORPO cada vez mais alinhados, e isso podemos aprender com as experiências dos atletas. Mas então, qual a diferença entre ATLETA e ESPORTISTA? Esportista não tem objetivo de ganhar medalhas, mas tem a mesma disciplina e dedicação de um atleta. E sabe qual seu prêmio? Uma melhor vida em equilíbrio. Estou tentando diariamente fazer minha parte, e você. Pense, é pra você e mais ninguém.

Enjoy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: