Inovação, reflexão sobre o momento em 2015

Inovar é não ficar parado, e incrivelmente a algum tempo venho estudando um novo tema, algo diferente, ironicamente: INOVAÇÃO.

O fato engraçado é que INOVAÇÃO existe desde que mundo é mundo, mas agora nós temos visto uma maior ênfase maior devido principalmente ao mercado dos APLICATIVOS iniciado com muita força nos últimos 3 anos.

Por conceito temos dois tipos de INOVAÇÃO, Processo e Produto, e eu particularmente não vejo os dois funcionando em separado. Quando falamos de novas ideias vejo que a onda dos aplicativos tem sido muito mais copiar ideias, e não de fato INOVAR com ALGO NOVO.

A onda dos aplicativos tem trazido à tona o pensamento de enriquecimento rápido através de “novas ideias”, e isso tem sido uma válvula propulsora para pensarmos mais, estar mais antenados e procurar o nosso “lugar ao sol” de novas conquistas pelo lado empreendedor.

Seguindo a linha de procurar “coisas “ novas e como já dizia Nick Baldwin: “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”

Talvez o que vou falar não sirva para todos, mas no meu caso, venho de uma formação pública brasileira desde a base escolar até a acadêmica, somos formados como profissionais empregados e não profissionais empreendedores, na maioria dos casos.

O que vejo disso tudo, principalmente falando do Brasil, é que a onda dos APP tem nos despertado este lado de empreender, ser dono do seu próprio negócio, gerar ganhos financeiros satisfatórios.

Na minha visão, o grande ganho nessa nova era com os APLICATIVOS é que cada vez mais estamos focados e procurando empreender em “coisas” que nos ajudam a FACILITAR O DIA A DIA, AGILIZAR E APROVEITAR O TEMPO, NÃO EXISTIR BARREIRAS DE LOCALIDADE E HORÁRIO, enfim TORNAR A “COISA” MAIS PRATICA e sem muita burocracia, e isso realmente é fantástico!

Outra reflexão é que INOVAÇÃO é inversamente proporcional a evolução da nossa vida, digo sobre nosso amadurecimento ao longo dos anos. Nascemos, somos crianças, jovens e vamos crescendo com o passar do tempo, ou seja, “evoluindo” e cada vez mais nos tornando INSENSÍVEIS e acostumados com nosso cotidiano.

Sabe o que é isso?! É que nossa capacidade mental é limitada, triste, mas é a pura verdade. E para INOVAR é preciso PENSAR EM NOVAS IDEIAS. Então, olha que desafio?!

Então, eu com meus 32 anos, me pergunto todo dia se minha CAPACIDADE JÁ CHEGOU AO FIM ou se TEM COMO “RESETAR” UM ESPAÇO MENTAL, revisando minha HABITUAÇÃO com o objetivo de liberar algum tipo de espaço que me proporcione olhar as coisas mais simples e que já se tornaram imperceptíveis com o passar dos meus anos de vida.

A forma que encontrei para realizar as tentativas de INOVAR e consequentemente EMPREENDER é voltar a ser criança, brincar, pensar, ver as coisas de um modo básico, sem restrições, sem “se´s”, sem medos ou preconceitos determinados. Enfim, MANTER O ESPIRITO JOVEM.

INOVAÇÃO NÃO PEDE LICENÇA e sempre exige de nós um ESPÍRITO JOVEM E UM OLHAR DE CRIANÇA.

2 comentários em “Inovação, reflexão sobre o momento em 2015

Adicione o seu

  1. Parabéns pela iniciativa de criar um Blog parceiro, expor um pedaço da sua vida, suas ideias, objetivos empresariais, até mesmo ajudar o próximo a ser uma “Criança” eternamente! Torço muito pelo seu sucesso, vc é merecedor !
    Conte comigo sempre.
    Abs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: