ADM: Qual o comportamento de liderança você adota?

Participei de uma palestra de LIDERANÇA que tratava principalmente do tema COMPORTAMENTO dos líderes, e essa foi tão interessante que resolvi escrever sobre e compartilhar.

Um exemplo utilizado pela palestrante me chamou muito a atenção: REMÉDIO OU VENENO MATAM, A DIFERENÇA ESTÁ NO EXCESSO. A DIFERENÇA DEVE ESTAR NO CAMINHO DO MEIO, O EQUILÍBRIO. Essa citação serve para pensar em todos os sentidos, principalmente que o CAMINHO DO MEIO não é fixo, ele muda de acordo com o momento, a quem será aplicado, o motivo, os impactos, e por aí vai. Mas concordo plenamente que o EQUILÍBRIO deve sempre ser mantido.

Outro ponto bastante interessante foi à tratativa dos tipos de comportamentos: NÃO ASSERTIVO, MANIPULATIVO, AGRESSIVO e ASSERTIVO. Quem nunca se deparou com todos esses tipos de líderes, principalmente no mundo corporativo onde PODER e AUTORIDADE se confundem tanto. Já é dito na frase clichê: “Dê poder a uma pessoa e saberá quem realmente é”.

Escutar sobre esses tipos de comportamento me fez gerar um filme sobre minha vida profissional que até o momento não é longa (14 anos), mas bastante intensa e desafiadora para a maioria dos profissionais que possuem décadas e décadas de experiência, afinal pertenço à famosa GERACAO Y.

Bem, na minha visão, o principal aprendizado para o COMPORTAMENTO de um líder é o de DIZER NÃO. Isso é adquirido através da maturidade absorvida com as experiências vividas, junto à confiança no conhecimento obtido e também do profissionalismo. A dificuldade de DIZER NÃO é proporcional à dificuldade das equipes em RECEBER O NÃO, e é também responsabilidade do líder trabalhar essa maturidade na equipe. Dessa forma, penso que o melhor caminho seja adotar um TIPO DE COMPORTAMENTO.

Fatores interessantes nos TIPOS DE COMPORTAMENTOS é que um líder pode passar pelos variados tipos de comportamento ao longo da sua carreira, mudando ou se adaptando de acordo com o tempo de carreira, experiência, momento de vida, necessidade momentânea na equipe ou empresa. Mesmo aqueles comportamentos considerados “NEGATIVOS” podem ser utilizados em algum momento, seja ele AGRESSIVO ou MANIPULATIVO. O que vejo no dia-a-dia do mundo corporativo é que não podemos adotar como padrão esses dois tipos citados, pois aí sim será NEGATIVO para o LIDER durante toda a sua carreira (repito, essa é a minha visão).

Dentre esses fatores interessantes, é que no COMPORTAMENTO NÃO ASSERTIVO o líder “Diz sim quando na verdade quer dizer não”, e isso gera uma negação nos seus próprios sentimentos e desejos criando impactos como angústia, incapacidade e doenças emocionais que levam a um resultado de PERIGO DE REVOLTA. No meu ponto de vista esse é um comportamento temporário que todo líder passa, reduzindo através dos pontos já citados acima como, por exemplo, tempo de carreira e experiência.

No COMPORTAMENTO MANIPULATIVO o líder “duvida dele mesmo e desconfia da intenção do outro”, e isso faz com que ele se rebaixe e também leve para baixo o outro fazendo com que todos se sintam culpados, criando situações desagradáveis que levam a um resultado de RELAÇÕES FALSAS e SENTIMENTO DE CULPA. Esse comportamento no meu ponto de vista é o pior para um líder, e não pretendo usá-lo em minha carreira.

Já no COMPORTAMENTO AGRESSIVO o líder “Julga e avalia os outros se impondo, desconsiderando e desqualificando os outros”, e isso gera um sentimento sempre tenso estando o líder sempre preparado para a guerra levando a um resultado de TENSÃO, CONFLITO e SOMATIZAÇÃO. Entendo que esse comportamento pode ser usado de forma momentânea devido ao cenário presente na equipe ou empresa, conforme já citado.

Por fim, no COMPORTAMENTO ASSERTIVO o líder procura atender a ele próprio “dizendo sim ou não quando quer”, e isso gera a valorização própria, reconhecimento do valor das pessoas e expressa os seus sentimentos, levando a um resultado de RESPONSABILIDADE PELO SEUS PRÓPRIOS COMPORTAMENTOS. Em linhas gerais esse é o melhor tipo de comportamento, aquele que para todos os dias temos que levantar da cama já com ele adotado não só para o lado profissional, mas também para o pessoal e esse será um eterno aprendizado.

Esse artigo reflete ponto de vista e reflexões do autor.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 15 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Administração, Gestão, Gestão de Projetos, Liderança, Profissional e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ADM: Qual o comportamento de liderança você adota?

  1. marcio eduardo viegas disse:

    Show de bola!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s