VOCÊ SABE GERENCIAR SEUS PROJETOS?

Por Fernando Luis Parreiras

De acordo com o “A Guide to the Project Management Body of Knowledge” – 2000 Edition, [Project Management Institute (PMI®) December 2000], Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Ele pode ser melhor explicado através dos processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos – Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento – e em nove Áreas de Conhecimento -Gerenciamento da Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projetos, Gerenciamento da Comunicação do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do Projeto e Gerenciamento dos Fornecimentos de Bens e Serviços do Projeto.

A equipe do projeto gerencia os trabalhos envolvidos nele, que geralmente envolvem: balanceamento de demandas conflitantes do escopo, tempo, custo, risco e qualidade do projeto; satisfação de diferentes interessados (stakeholders) com diferentes necessidades e expectativas e alcance dos requisitos estabelecidos. 

O termo Gerenciamento de Projetos é às vezes utilizado para descrever uma abordagem organizacional ao gerenciamento de operações rotineiras, aplicando técnicas da metodologia a elas. O Gerenciamento de Projetos ajuda as organizações a atenderem as necessidades de seus clientes padronizando tarefas rotineiras e reduzindo o número daquelas que poderiam ser esquecidas. Ele assegura que os recursos disponíveis são alocados da maneira mais eficiente e eficaz, permitindo aos executivos seniores perceber “o que está acontecendo” e “para onde as coisas estão indo” dentro das organizações.

Muitas organizações ao redor do mundo, como NASA, IBM, AT&T, Siemens, Chiyoda Corporation, PricewaterhouseCoopers, Sociedade Computacional de Singapura e o Governo Estadual de Oregon (EUA), lançam mão da metodologia desenvolver processos inovadores, planejar, organizar e controlar iniciativas estratégicas, monitorar desempenho de empreendimentos, analisar divergências significantes e prever seus impactos nos projeto e na organização.

A aplicação dos princípios de Gerenciamento de Projetos permite que os executivos seniores estabeleçam medidas do sucesso; mantenham o foco no cliente; quantifiquem o valor agregado correspondente aos custos;  aperfeiçoem o uso dos recursos da organização; incorporem princípios de qualidade; coloquem planos estratégicos em marcha e assegurarem a atualização da empresa às demandas do mercado. 

O Gerenciamento de Projetos ganhou popularidade durante as últimas décadas em função de uma série de mudanças significativas no local de trabalho. Algumas destas mudanças incluem: processos de downsizing (menos pessoas para fazer mais tarefas); projetos e serviços maiores e mais complexos; competição global e feroz; acesso à informação mais fácil através de amplas redes de comunicação; clientes mais sofisticados que exigem produtos e serviços de maior qualidade; crescimento tecnológico exponencial; organizações multinacionais que buscam estabelecer práticas uniformes para gerenciar projetos.

Ultimamente a metodologia está sendo aplicada em muitas indústrias, da construção e sistemas de informação para assistência médica, serviços financeiros, educação e treinamento. Com esta expansão, as pessoas que dirigem projetos atualmente têm diferentes formações profissionais e acadêmicas, e trazem diferentes níveis de experiência como praticantes do Gerenciamento de Projetos. Para se prepararem para os papéis de gerente de projeto ou de integrante de equipes de projeto, os indivíduos devem assimilar uma compreensão básica dos processos e das áreas de conhecimento que são comuns a todos os projetos.

Começando no final dos anos 50 e inicio dos anos 60, quando o porte, escopo, duração e recursos necessários para os novos projetos começaram a exigir mais que um fluxograma e uma mesa de reuniões. Ao mesmo tempo, literatura sobre o “Gerenciamento por Projetos” começou a surgir. A expressão “Gerenciamento de Projetos” foi incorporada ao vernáculo, ainda que limitada essencialmente à engenharia e construção.

Hoje, o Gerenciamento de Projeto é utilizado globalmente e sem distinção por corporações de bilhares de dólares, governos e pequenas organizações sem fins lucrativos. A liderança em Gerenciamento de Projetos é uma habilidade altamente procurada como diferencial competitivo global para que novos projetos e desenvolvimento de negócios sejam completados no prazo e dentro do orçamento. Profissionais que trabalham no Gerenciamento de Projetos dirigirão o desenvolvimento próspero de novas empresas no século 21.

“PMI”, “PMP” e “PMBOK” são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.

Artigo Publicado em 06 de Dezembro de 2003 – Jornal ESTADO DE MINAS
Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Como profissional, formado e certificado nas áreas de ADMINISTRAÇÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. Formado em Desenho Industrial, Administração de Empresas e Pós-Graduado em PROJETOS e INOVAÇÃO com algumas certificações técnicas em TI (Tecnologia). Mais de 15 anos de experiência, atualmente Executivo na AeC responsável pelas áreas de TI, TELECOM, SISTEMAS e PMO (Escritório de Projetos). Como pessoa, um praticante assíduo de um estilo de vida saudável seguindo os conceitos e práticas dos atletas. Apaixonado e praticante de esportes de luta, formado como faixa-preta em Tae Kwon Do e Brazilian Jiu-Jitsu.
Esse post foi publicado em Gestão de Projetos, Profissional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s