Um líder é um verdadeiro líder quando gera novos líderes!
Fernando Parreiras
Regra básica: gerar líderes saudáveis passa por dar oportunidade para pessoas se desenvolverem em liderança. A máxima para o desenvolvimento é simples; não digo que que seja fácil, mas é simples.
Passo 1 – Eu faço; você observa.
Passo 2 – Fazemos juntos.
Passo 3 – Você faz; eu observo.
Passo 4 – Você faz sozinho; traga alguém para observar você fazer; e vou levantar outra pessoa!
Se você quer levantar um líder, dê a ele responsabilidade. Se quer levantar seguidores, dê apenas ordens.
Pr. Costa Neto
Um líder precisa ter a visão de pessoas que já nasceram como líderes natos e precisam de fato de oportunidades. Geralmente essas pessoas são adeptas no SER antes de TER, ou seja, ser líder antes de ter o crachá. E durante minha jornada vi muitas pessoas que começavam a SER líderes a partir da oportunidade dada a elas para servir a outras pessoas. São ínumeros os exemplos que tenho de pessoas que estão em outro nível pelo simples fato de alguém lhes ter dado a oportunidade de servir e assumir as responsabilidades disso. Fazendo e crescendo, e fazendo ainda mais. Eis meu próprio SER, este que vos os escreve.
E há 3 pontos cruciais no desenvolvimento de líderes: DEDICAÇÃO, DESCOBERTA e TALENTO.
A primeiro está na DEDICAÇÃO que o líder passa com a pessoa é a chave para o sucesso de um novo liderado. E não estou dizendo tempo, estou dizendo dedicação. Do que adianta passar horas com alguém e não se dedicar de fato ao aprendizado dela? A dedicação é algo que irá fazer com que o líder se conecte com o coração daquela pessoa, porque um líder em primeiro lugar precisa ter essa característica. O maior problema na formação de novos líderes está na vaidade, no ego, feridas da alma, inveja ou medo. Investir dedicação na formação de novos líderes não é uma questão de necessidade, mas de sobrevivência. Sim, sobrevivência. Todo momento na jornada é um mero ponto e irá passar.
O segundo é a DESCOBERTA. O tempo dedicado de um líder fará com que seja descoberto a riqueza existente naquele líder em formação. Carregamos a natureza de um Deus criador e acredito que ele usa pessoas para nos mostrar o que de melhor possuímos. Qual lugar mais adequada para aquea pessoa líderar? Qual perfil mais adequado ele precisa buscar? Quais os skills ele precisa desenvolver? Quando estamos diante de um ser humano, certamente temos uma pedra preciosa enorme em seu interior e o líder pode ajudá-lo nesta descoberta. Isso é uma das maiores recompensas de um líder que possui o próprio de uma liderança humanizada.
Terceiro é o TALENTO. A dedicação envolvida na descoberta de um líder ajudará aquele líder em formação a colocar em prática seus dons e talentos. Alguns são naturais, outros desenvolvidos. O talento faz a pessoa certa estar no lugar certo. Os dons e talentos levam uma pessoa para o palco ou para o cenário, mas somente o caráter o sustenta por muito tempo.
E eu tenho vivido isso em minha jornada, é digo que é muito gratificante, afinal, um dia fui eu quem tive uma oportunidade. Precisamos instruir, ensinar e principalmente desafiar. Mostrar o caminho e oferecer ferramentas, mas nunca fazer por eles. Quando isso funciona, é uma conquista e tanto! Imagine-se desfrutando a alegria de ver alguém que você ajudou na formação e principalmente a identificar os propósitos para qual Deus as chamou. Não há nada que pague isso.
A habilidade de enxergar o que o outro tem de melhor é uma habilidade divina.
Fernando Parreiras
Deixe um comentário