Gameterapia: Tecnologia de jogos na área de humanas

Quem me conhece sabe o tão quanto sou empolgado e vivo tecnologia e ao mesmo tempo os aspectos humanos! Não é atoa que amo liderar times, mas o assunto agora não é liderança, e sim uma outra paixão: videogames.

É claro que este é um dos mercados que mais cresce no mundo tech.

Só em 2022, a indústria global de jogos faturou US$ 196,8 bilhões.

olist.com

Mas este artigo não é para falar de dinheiro, mercado, crescimento! É para falar de Tech Human, tecnologia para humanização. Recebi uma mensagem de um amigo perguntando sobre quais seriam os melhores videogames e jogos para reabilização de crianças. Incrível isso! Me chamou tanto a atenção que fui me aprofundar um pouco sobre um tema que já estudei e escrevi sobre, a Gameterapia em um artigo de 2018 (https://fernandoparreiras.com/2018/01/20/criancas-voltam-a-brincar-usando-video-game/).

O uso de videogames em sessões fisioterapêuticas, neurológicas e ortopédicas vem sendo difundido como solução para tornar a reabilitação de pacientes mais dinâmica e recreativa. Conhecida como gameterapia, a técnica foi desenvolvida no Canadá em 2006 e, desde então, ganhou milhares de adeptos mundo afora.

O principal motivo é o fato de que ela tira o foco da dor e dos problemas, centrando as sessões em uma brincadeira virtual.

Com a interatividade dos jogos, os pacientes podem fazer diversos tipos de exercícios, cada um com diferentes objetivos, simulando movimentos reais.

Quando falamos de consoles (aparelhos de videogame), os mais utilizados são os consoles Nintendo Wii, Nintendo swicth (principalmente com o LABO), Xbox 360 Kinect que permite movimentos físicos, óculos de realidade virtual no Playstation VR e games com biofeedback. Cada um serve para um nicho específico da fisioterapia. Hoje em dia existe também opções mais baratas que você pode utilizar o próprio celular acoplado a óculos de simulação VR como Google DayDream. Lembrando que alguns consoles já tiveram suas fabricações encerradas, como é o caso do Nintendo Wii e o Xbox Kinect. Porém, este artigo visa mostrar os melhores consoles para recuperação e reabilitação.

Os jogos mais utilizados na gameterapia são: boxe, tênis, boliche, golfe, simulador de caminhada, dança, esqui.

Para os consoles nintendo Switch e nintendo Wii os melhores jogos de movimento em minha opinião são:

  • Nintendo Switch Sports
  • Just Dance
  • Mario Party
  • Fitness Boxing
  • Instant Sports

Já para o console da Microsoft, o Xbox 360 Kinect, os melhores para movimentos em minha opinião são:

  • Kinect Sports 
  • Body and Brain Connection 
  • DanceMasters 
  • Dance Central
  • Kinect Adventures 

Para o console da Sony, o Playstation, temos o Playstation VR que tem uma experiência incrível e ainda é fabricado. Inclusive a versão PS VR 2 para PS 5 foi lançada recentemente. Os melhores jogos para movimento em minha opinião são:

  • Beat Saber
  • Astro Bot Rescue Mission
  • Tetris Effect
  • VR Worlds

O investimento dependerá do valor que se tem disponível. Por exemplo, mesmo que descontinuados como é o caso do Nintendo Wii e Xbox 360 Kinect, pode ser uma boa oportunidade de compra a um preço baixo, facilitando o investimentos pelas clínicas e profissionais de saúde que não dependem de manter a tecnologia atualizada, e sim qual o benefício que aquele console permite aos seus pacientes.

Até a próxima!
Fernando Parreiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: