Série SER: Apenas faça! Uma breve história sobre carreira e propósito

Meu nome é Fabiano Mattos, sou casado, tenho três filhos e sou um empreendedor feliz com o que tenho conquistado até hoje: 3 empresas bem sucedidas no ramo de alimentação. Mas confesso que nem sempre foi assim. Minha experiência profissional é muito ampla, ou seja, já trabalhei com as coisas mais variadas possíveis, e em cada trabalho que tive, por bom que ele fosse, ainda faltava algo… algo que graças a Deus descobri.

Ao longo das várias experiências que tive nunca me faltou esforço. Sou uma pessoa que encara os desafios que a vida apresenta. E como o desafio chega para todos, comigo não foi diferente. Depois de muito trabalhar, tentando abrir um negócio aqui e outro ali que nada tinha a ver com alimentação, decidi abrir um negócio de sanduíches fitness e estudar gastronomia. Era bem na época em que explodiu o Subway.

No início, essa empresa fez um grande sucesso, embora fosse arriscado o lugar onde foi sediada. Mas quando tudo parecia bom, surgiu mais um daqueles desafios: a inauguração de um Shopping, bem próximo da loja, com uma vasta praça de alimentação, repleta de opções. Na semana seguinte, vi meus clientes desaparecerem. Mas não perdi a esperança. Ampliei o cardápio e, em vez de dar um passo para trás, com ousadia decidi abrir uma outra unidade dentro de uma academia, numa parte mais nobre da cidade.

Por um certo tempo, as coisas ficaram tranquilas. Mas logo tudo parou de ir para frente e decidi vender todo o negócio, na esperança de investir em outra coisa que fosse melhor. Porém, isso não aconteceu e fiquei desempregado. Então, resolvi ir atrás de um conhecido que poderia me ajudar e, cheio de expectativas, foi um encontro frustrante, mas que me marcou profundamente. Fiquei sem a ajuda naquele momento, mas com uma fagulha acesa dentro de mim.

Estava em casa desempregado e, precisando ocupar a mente, decidi utilizar o carro para rodar na Uber. Em meio a várias corridas reencontrei um amigo e, hoje, sócio na Pizza Anápolis e Beef Crusty, Lucimário. Depois de várias conversas naquela época, resolvemos abrir uma empresa de pizzas para funcionar como delivery, aproveitando o que eu tinha aprendido de gastronomia e o que ele tinha aprendido de administração. Observando as empresas que trabalhavam com pizzas na época, percebemos que daria para fazer um trabalho muito mais saboroso e que agradaria muito os clientes, por mais que o produto pizza fosse um alimento trivial para o brasileiro.

Analisamos os melhores bairros para a venda do nosso produto e em um ponto estratégico alugamos uma loja. Essa loja precisava de reformas para o nosso plano de ação, por isso, trabalhamos duro, nós mesmos, dia e noite, na reforma da loja, para que tudo fosse preparado para a inauguração. Traçamos uma meta ousada de vendas: conseguir vender 3.000 pizzas por mês em 1 ano de funcionamento. E quase sem descanso, conseguimos bater a meta em menos de 1 ano da empresa, que continua crescendo a cada dia, chegando hoje a vender mais de 13.000 pizzas por mês com 3 unidades em BH e região.

Além da Pizza Anápolis, decidi explorar ainda mais o ramo do fast-food, projetando para BH uma empresa diferenciada nos Smash Burgers, a Beef Crusty, que em poucos meses de funcionamento está caminhando para sua segunda unidade, tamanho o sucesso. Para que tudo fique mais saboroso na Pizza Anápolis e na Beef Crusty, ou para que qualquer negócio cresça é preciso esforço, dedicação, constância e também boas ideias.

Por isso, dentro de mim há sempre um desejo de superação, de ir além de onde a maioria chega. Pensando nisso, abri também a Du Mato Defumados, empresa especializada em defumação de carnes usando pit smoker. Assim, foi criado um laço de oferta e procura entre as três empresas, aumentando consideravelmente o sabor dos nossos produtos.

Durante toda essa dificultosa trajetória, o que descobri é que preciso me superar todo dia e, independente do “cansaço”, encontrar algo que me motive a continuar, sabendo que já gastei muita energia para fazer aquilo que nada me ajudou, e que toda pessoa que do zero alcançou o sucesso precisou se dedicar e fazer mais do que a média faz. É isso que procuro fazer.

Desta forma, digo:

Apenas FAÇA! E explore o melhor do seu SER!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: