Sou Ricardo Gonçalves, 40 anos, mineiro de corpo, alma e sotaque! Casado e pai de dogs! @instagram @linkedin
Quando Fernando Parreiras me pediu um texto sobre o que foi buscar novos propósitos, lembrei que o que me faz vivo é a alegria em viver! Quem me conhece sabe que o que mais tenho como característica é o bom humor e é assim que levo a vida. Mesmo nos momentos mais difíceis da minha vida eu sempre busquei levar, trazer ou buscar o bom humor em tudo.
No trabalho não era diferente, por mais complicada que fosse a situação eu buscava trazer leveza e um bom humor para que todos que estivesse comigo sofresse o mínimo possível. Afinal de contas se tem uma coisa que eu odeio é sofrer e se eu odeio, não desejo para ninguém. E foram anos e anos na mesma empresa levando a vida com leveza e bom humor, mas sem perder a seriedade, compromisso e responsabilidade.
A empresa cresceu muito e consequentemente também mudou o modelo de trabalho e eu comecei a ter impasses que não havia tido há muito tempo. O excesso de trabalho as mudanças de responsabilidades, as preocupações, começaram a abafar o que eu tinha de mais precioso, a minha alegria. Já não sentia prazer no que estava fazendo, os meus sorrisos eram em vão, mas ainda permaneciam. As pessoas não percebiam que o verdadeiro EU era só do sorriso pra fora pois eu mascarava as minhas angústias e dores até que essas começaram a se externalizar e a saúde começou a cobrar. Primeiro com um surto, crise de pânico e de ansiedade com prescrição de remédio tarja preta e depois com desânimo para tudo. Não fui ao fundo do poço ou caí numa depressão graças a minha FÉ em DEUS.
Vendo tudo aquilo acabar comigo busquei ajuda através da terapia. Poucos meses fazendo a terapia veio a pandemia para complicar ainda mais a situação, contudo, não perdi minha fé, segui firme e já com alguns ajustes mentais que consegui fazer com a ajuda da terapia. Durante a pandemia os trabalhos simplesmente triplicaram e eu sempre ali, disposto a realizar todas as entregas, fazer bem feito tudo que assumia como sempre fiz, comecei a me esquecer de mim e o EU começou a morrer, aquele mesmo sorriso e alegria começou a se apagar novamente.
Até que eu resolvi mudar e tomar uma das maiores e mais difíceis decisões da minha vida. Carreira estruturada, bom salário, confiança da gestão e da companhia, credibilidade com os pares tudo aquilo não era o suficiente para trazer de volta o verdadeiro EU, o sorriso, e a leveza nas relações. Mas era hora de mudar.
O intercâmbio nunca foi um sonho, mas quando percebi a oportunidade que DEUS tinha me dado de poder viver algo do tipo, comecei a trabalhar aquela possibilidade, afinal, o aprendizado de uma outra língua na minha área é fundamental para sequência de uma carreira de sucesso. Pensei, calculei e conversei com a minha esposa e a mesma me fez a seguinte pergunta: “Vai ser bom para você? Se sim, estou contigo.” Eu respondi: “Não sei!” Ela novamente me disse: “Você quer ir?” Eu respondi: “Sim!” Ela disse: “Estou contigo!”E são nessas horas que a gente tem ainda mais certeza de quem está contigo.
E assim o fiz, decidi largar tudo aqui a carreira, a esposa, a família, meus dogs, meus amigos, o conforto da minha casa, a segurança da fala, novas propostas de emprego que já batiam na porta para viver os 3 meses mais malucos da minha vida. Medo? Tinha a todo momento desde o “Confirma” na compra das passagens até o último dia em que estive por lá.
O medo e a insegurança ainda pairava sobre a minha cabeça, mas mesmo assim o sorriso e a alegria começaram a reaparecer.
Alguns momentos foram muito difíceis, a solidão batia, o medo dominava por alguns instantes e as lágrimas rolavam e nessas horas a minha fé me sustentou fortemente. Todas as vezes que me pegava no medo e no desespero eu lembrava de tudo que tinha deixado para trás para viver aquilo e o tanto de gente que estava ali torcendo por mim, principalmente a minha esposa que segurou essa barra com todas as suas forças.
Após quase 3 meses estou de volta! As pessoas tem como primeira pergunta de como está meu inglês. Fato que esse era um dos principais objetivos, mas ouso dizer que é a décima parte de todo aprendizado e experiência vivida. Não caberia aqui tudo que vivi durante esse período, mas uma coisa é certa: a ousadia em FAZER algo pelo meu SER me trouxe a alegria de volta!
E você, tem medo de mudança? Saiba, eu ousei aos 40 anos de idade! Nunca é tarde. Confia!
As inseguranças da vida podem nos sufocar, mas não deixe morrer o bom homem que vive em seu SER. Não permita que o que você tem de melhor para contribuir com o outro seja esmagado por uma posição social ou profissional.
Mude, APENAS FAÇA!
Reaviva essa chama e esse dom que DEUS lhe deu, seja qual for e, tenha certeza, ELE vai te recompensar por isso.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/profissionalricardo/
Instagram: https://www.instagram.com/Nemdinita/
Sua historia está praticamente a minha, e serve de inspiração para todos os que passam pela sensação de estar estagnado!! Parabens pela volta por cima! merece demais.
CurtirCurtir