Moda? Ter esperança? Inferno? Talvez os três. Especialistas estão divididos sobre a provável evolução de um ‘metaverso’ verdadeiramente imersivo. Eles esperam que os aprimoramentos de realidade aumentada e mista se tornem mais úteis na vida diária das pessoas. Muitos temem que os problemas online atuais possam ser ampliados se o desenvolvimento Web3 for liderado por aqueles que construíram as plataformas web dominantes de hoje.
Este estudo abrange os resultados da 14ª pesquisa “ Futuro da Internet ” que o Pew Research Center e o Imagining the Internet Center da Elon University realizaram juntos.
O interesse na ideia do metaverso saltou em 2021-2022 , motivado em parte pela decisão do Facebook de se renomear como “Meta”. A palavra foi cunhada pelo autor de ficção científica Neal Stephenson em 1992 em seu romance “ Snow Crash ”..” Nos termos de hoje, o metaverso é o reino da realidade estendida em rede gerada por computador, ou XR, um acrônimo que abrange todos os aspectos da realidade aumentada, realidade mista e realidade virtual (AR, MR e VR). Neste momento, o metaverso é geralmente composto de espaços XR um tanto imersivos nos quais as interações ocorrem entre humanos e entidades automatizadas. Algumas são interações diárias com aplicativos de realidade aumentada que as pessoas têm em seus computadores e telefones. Algumas são interações que ocorrem em domínios mais imersivos em jogos ou mundos de fantasia. Alguns ocorrem em “mundos espelhos” que duplicam ambientes da vida real.
Embora os jogos de realidade estendida e os espaços sociais existam há décadas, os avanços tecnológicos do início da década de 2020 e as transformações sociais provocadas pela pandemia do COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento do metaverso, inspirando dezenas de bilhões de dólares em novos investimentos e provocando previsões de que o metaverso é “o futuro da internet” ou “ o próximo campo de batalha da internet ”.
Os defensores do XR e do desenvolvimento de mundos online 3D mais avançados e imersivos dizem que sua rápida evolução provavelmente beneficiará todos os aspectos da sociedade – educação, saúde, jogos e entretenimento, artes, vida social e cívica e outras atividades. Eles acreditam que a infusão de mais dados nas experiências das pessoas, o progresso nos sistemas assistivos de inteligência artificial (IA) e a criação de espaços e experiências totalmente novos para usuários de tecnologia podem enriquecer e expandir suas vidas. É claro que, como em toda tecnologia digital, há preocupações sobre saúde, segurança, privacidade e implicações econômicas desses novos espaços. Isso gerou muita especulação sobre como será o amadurecimento do XR e do metaverso e o que isso significa para a sociedade.
Esse aumento de interesse e investimento em realidade estendida levou o Pew Research Center e o Imagining the Internet Center da Elon University a pedir a centenas de especialistas em tecnologia para compartilhar suas ideias sobre o assunto. Ao todo, 624 inovadores de tecnologia, desenvolvedores, líderes empresariais e políticos, pesquisadores e ativistas forneceram respostas abertas a uma pergunta buscando suas previsões sobre a trajetória e o impacto do metaverso até 2040. Os resultados desta pesquisa não científica:
- 54% desses especialistas disseram que esperam que até 2040 o metaverso seja um aspecto muito mais refinado e verdadeiramente imersivo e funcional da vida diária de meio bilhão ou mais de pessoas em todo o mundo.
- 46% disseram que esperam que até 2040 o metaverso NÃO seja um aspecto muito mais refinado e verdadeiramente imersivo e funcional da vida diária de meio bilhão ou mais de pessoas em todo o mundo.
No próximo artigo vamos entender os detalhes a opinião de vários especialistas pelo mundo.
Deixe um comentário