CTO Feelings: Dentro da mente do novo contratado

Podemos dizer que o mercado de tecnologia está em alta já alguns anos. Nas décadas de 80 e 90 tivemos a engenharia que oferecia bons empregos e salários, mas geralmente em lugares distantes dos locais onde a família estava.

Tecnologia e inovação está em todo lugar e perdurará por muitos e muitos anos. Quem não for um profissional com conhecimentos em tecnologia irá ficar fora do mercado de trabalha seja ela para qual vaga for: de engenheiro a médico.

Especialmente nos 3 últimos anos temos visto vários crescimentos em vagas em tecnologia e literalmente faltando “gente boa” no mercado para contratação. A pandemia 2020 acelerou várias iniciativas em tecnologia e facilitou a busca por vagas Brasil e mundo afora permanecendo junto de suas famílias (Trabalho remoto).

Porém, por mais adaptado que sejam os profissionais com trabalho remoto, há ainda uma grande dificuldade de adaptação de toda uma empresa em trabalho remoto devido as pessoas serem totalmente diferentes seja por sua formação, cultura, localidade e principalmente ansiedade dos novos profissionais do mercado.

Na Seedz temos contratados dezenas de profissionais em todo o Brasil. É um momento prazeroso, mas ao mesmo tempo desafiante. Os sentimentos de ansiedade dos novos profissionais tem estado presente a todo momento. É necessário um cuidado com a mente de cada um, fazendo com que essa “primeira volta na montanha-russa de emoções” seja prozerosa.

Desde o início da jornada até a chegada na fase de manutenção e estabilização, certamente todos passarão pela perda de confiança, incerteza e chegará na crise. Este é o momento onde a mente está mais fraca, trazendo o risco de saída (desistência) do profissional.

Por outro lado, na visão do profissiona e não o contratante, é importante que todos nós saibamos que essa curva é necessária em qualquer empresa, desafio ou vaga. O importante é encarar os desafios e superá-los através da perseverança. Após recuperar a energia é necessário passar pela aceitação, ajustamento de rota, ser reconhecido e ter a confiança recuperada!

Borá curtir a jornada! E nunca há jornada fácil, mas todos são superadas.

Based on @yourdostcom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: