Quer viver uma aventura em uma startup? Algumas dicas para você!

Viver o dia a dia em uma startup é o mesmo que você andar em uma roller coaster (montanha russa) diferente todo dia. É uma experiência entre alegria e tristeza, frustração e conquista, medo e coragem várias vezes durante o mesmo dia! Haja coração (Favor não lembrar dos narradores de futebol, rs).

Quando falamos em estágios das startups existem algumas definições quando se olha por perspectivas diferentes como produto, financeiro, etc. Porém, a mais comum passa por: ideação, validação, operação, tração, scale up… e isso sempre conta com ajuda de incubadoras e aceleradoras. Mas este tema de estágios de startup é espaço para outro texto e tem um monte por aí! Até ai tudo bem, na teoria tudo é sensacional! Na prática o pau quebra meu amigo!

Se você deseja ingressar em um dos mercados que mais tem crescido nos últimos anos, as startups principalmente de tecnologia, o que posso lhe dizer dizer é: saiba onde o mundo que está entrando. Não quero lhe colocar medo, afinal essa frase soa como “ameaça” e então não deixe seu cérebro encarar assim. Senão você trava e não passa no primeiro teste de MOVIMENTO CONSTANTE E ADAPTAÇÃO.

Dessa forma quero deixar algumas dicas para ajudar a você a tomar decisões, principalmente se é um profissional de carreira já “sólida” em empresas já em estágios sólidos.

  1. É preciso skin the game! But real skin in the game with body, soul and heart!
  2. É preciso espírito de dono! “Há Fernando, mas isso todo mundo fala e eu já tenho!” Mas é espírito de dono mesmo! Encarar dificuldades com criação de times, fazer o que não está na sua missão, entender que o que é chamado de PRONTO e que muitas vezes não está (foi apenas um MVP) em todos os sentidos, sejam técnicos, gestão, organização e por aí vai. E isso sem choro nem vela.
  3. Precisar estudar muito, muito! Passar por aprovações de conhecimento diariamente, principalmente se for algum cargo de gestão e que você está sendo inserido em times pequenos e em formação. Afinal, você se torna referência e sua liderança será comprovada, especialmente em cargos mais técnicos e em níveis como head, executivo ou C-Levels.
  4. Revintar-se diaramente! Sabe não procastinar? Seja bem vindo! Não há espaço para isso.
  5. Mudar rotas diariamente, sem choro e reclamação, e com o c* na mão devido a incertezas.
  6. Não é possível esconder-se atrás do conhecimento dos outros. Rapidamente será descoberto e terá dificuldades de integração nos times.
  7. Tem mais de 35 anos de idade e mais de 20 anos de experiência? Sensacional! Mas a tocada é diferente. Obviamente a experiência “separa os homens dos meninos”, mas é preciso muito “molejo” para fazer jus a sua experiência de carreira. A juventude atual é bem diferente e tem muito mais “armas” e menos interferência de vida que os fazem a aprender muito mais rápido.
  8. Se você está em uma zona de conforto e quer sair por pura aventura e vontade de viver essa experiência, pense bem. Não há espaço para aventura! Se faz parte do grupo de “trabalhar para comer” assim como eu, pense 2x!

Agora que leu, respira! Se você sobreviver tenha certeza que sairá forte e com muita história para contar! E isso é mágico!

Escrevi o texto de uma maneira mais “agressiva” de modo proposital. Afinal, viver o dia a dia de uma startup nos possibilita conviver com pessoas extremamente diferentes, adversidades, paredes coloridas, horários livres e video-game, mas é preciso nervos de aço.

Há, e voltando um pouco nos estágios de uma startup, essas dicas acima valem muito para aquelas que estão entrando nos estágios de tração e scale up.

E quanto a mim? Amo isso! Não tenho duas faixa preta atoa 🙂 Já apanhei muito na vida!

Vamos em frente! NÃO PÁRA NÃO! Abraço.

Um comentário em “Quer viver uma aventura em uma startup? Algumas dicas para você!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: