Tecnologia e negócio cada vez mais próximo

Em todos os meus textos e artigos eu defendo a evolução humana através da tecnologia, mas nunca a substituição humana através da tecnologia. Mas é fato que esta substuição é enxergada por muitos como motivo para a falta de empregos e eu concordo. Concordo pelo fato que nem todos os profissionais irão se adaptar na mesma velocidade exigida com o surgimento acelerado das tecnologias, através da transformação digital e certamente o desemprego aumentará para estes que não se adaptarem.

Sou suspeito em dizer, mas nem mesmo médicos ou advogados precisam se atualizar tanto quanto profissionais de tecnologia. Mesmo que os fundamentos da matemática e os princípios da lógica sejam os mesmos, o ambiente de trabalho vem mudando em ciclos cada vez mais curtos, tornando obsoleto o conhecimento em ferramentas e equipamentos, antes relevantes (mainframes, linguagens cobol e delphi, arquitetura sparc, e até mesmo linguagens mais atuais como C# tem perdido espaço).

Essa obsolescência das tecnologias, linguagens de programação e infraestrutura de computação está cada vez mais rápida e leva consigo parte dos aprendizados dominados pelos profissionais da área. Mais do que nunca, ter um mindset “lifelong learning” é vital para seguir relevante e estar preparado para a “próxima onda” da tecnologia.

Diferentemente de algumas profissões, não é requerido qualquer certificado ou diploma para se ingressar na área, por outro lado, a seleção natural do mercado é implacável. A área é, ao mesmo tempo, receptiva para novos entrantes, mas duríssima para ascender às posições de maior destaque e remuneração — fácil para entrar, difícil para se manter relevante.

Dessa maneira os profissionais de TI precisam, mais do que nunca, se manter atualizados tecnicamente e ao mesmo tempo se tornar profissionais de negócio. Essa parece ser a nova fronteira de conhecimento para os profissionais de TI: para além das questões técnicas, dominar as habilidades de negócio — estratégia, marketing, vendas e finanças. Eu particularmente busco essa hibridez de conhecimento entre técnico e negócios, e em todas as conversas com pessoas que lidero enfatizo essa necessidade para que cresçam profissionalmente.

Essa conexão entre TI e negócio sempre foi conhecida e ambicionada, porém havia espaço no mercado para quem ainda resistisse a desenvolver soft-skills e ir além do “tecniquês”. Enquanto muitas empresas ainda estavam adormecidas para a transformação digital, profissionais estritamente de tecnologia reinavam nos datacentes e não se atentavam para essa necessidade de hibridez de conhecimento. Eu particularmente consigo entender este apego ao lado técnico, pois é emocionante quando se tem um desafio técnico superado! Mas é fato que isso tem vida curta.

Hoje em dia essa tolerância não existe mais. Mesmo os grandes profissionais engenheiros de computação e dados precisam ter habilidades interpessoais para exercer plenamente suas funções. Eu conheço exímios arquitetos de soluções que discutem o negócio da empresa com grande desenvoltura. Essa capacidade é justamente a força que os impulsiona e os torna assertivo na criação de soluções técnicas para acelerarem os negócios. E mais, os tornam conhecidos na empresa! Em resumo, saem da caverna de TI.

Essa é a grande fronteira que o atual ciclo de mudança na tecnologia está trazendo – uma autorreflexão sobre o futuro que estamos construindo. O desafio não é mais apenas técnico, mas humano.

A desconexão que sempre existiu entre a área de TI e as áreas de negócio ainda é uma realidade em muitas empresas, por mais esforços que venham sendo feitos por ambos os lados. Isto ocorre por uma série de razões, boa parte delas associadas aos processos, às estruturas organizacionais que sempre mantiveram tecnologia ligada a área de finanças, como a missão de reduzir custos e gerar ganhos de produtividade. Quantos CIOs ainda não respondem para o CFO, não é mesmo? Mas vejo que atualmente essa realidade tem mudado e a Tecnologia tem sido vista como aliada ao negócio, ao crescimento da empresa e como investimento e não gasto!

Vamos em frente na evolução.
E a você profissional de TI, crie sua hibidrez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: