Momentos como este que estamos passando (abril de 2020) onde um evento inesperado (COVID-19) nos assola mundialmente, paramos para refletir sobre vários aspectos pessoais e principalmente profissionais. Somados a todas as incertezas, ainda estamos isolados, parados e literalmente paralisados.

O fato é que eventos como este trazem quebras de paradigmas enormes, quebra ou construções de muros entre sociedades, apocalipses econômicos e principalmente adaptações de vida e trabalho.
Quando falamos de adaptações de vida e trabalho, não é de hoje que a vida nos convida a mudar a forma com que a conduzimos. Até aqui, para aqueles que estão atualmente no mercado de trabalho, a sociedade nos conduziu a viver em etapas. A gente nasce, estuda, obtém uma profissão, entra no mercado de trabalho, e vai lutando para subir as escadas de evolução da vida profissional geralmente no mesmo setor.
Até pouco tempo, por exemplo meados de 2000, o mercado apresentava um contexto menos complexo e uma competição menos intensa. As qualificações profissionais tinham um escopo reduzido, em relação à realidade atual. Podemos ter alguns exemplos de comparações:
- ANOS 2000
- Poucas mudanças de emprego;
- Carreiras estáveis e empregos previsíveis;
- Condução da carreira sempre na mesma direção;
- Não tínhamos o poder atual da internet.
- ANO 2020
- Mudanças constantes, seja de emprego ou atividade na empresa;
- Diversidade mais marcante;
- Agilidade mental como premissa profissional;
- Conectividade extrema devido aos avanços da tecnologia com a internet
Com isso temos a exigência de deslocar nossa mentalidade, obrigatoriamente, com o objetivo de adaptá-la em um mundo cheio de incertezas e instabilidades. Desta forma, precisamos mudar drasticamente as direções.

Como podemos desenvolver as softskills?
O nosso conhecimento deve ser entendido como matéria-prima da construção e da ressignificação de nossas trajetórias pessoais e profissionais. É por este motivo que a utilização de técnicas de gestão, administração e liderança devem ser usadas. Neste momento de incertezas, sejam devido a eventos inesperados no mundo ou até mesmo em nossas vidas, é preciso dedicar um tempo para avaliar nossos pontos positivos e negativos.
Uma sugestão é utilizar a análise SWOT no cunho pessoal, a fim de investigar os pontos como descritos na imagem abaixo:

A partir de respostas que forem dadas a essas perguntas, será mais fácil encontrar métodos e direções para desenvolver as softskills que ainda não se tem, ou otimizar ainda mais aquelas que já contamos. Assim ficará mais fácil entender o seu SER PROFISSIONAL.
Se curtiu o texto e as dicas deixa um breve comentário! Obrigado.
Deixe um comentário