HOME OFFICE: Dicas práticas para trabalho remoto

Neste momento de adaptações gerais, e principalmente de trabalho remoto no mundo das empresas, talvez para quem trabalhe com tecnologia pode ser um pouco mais fácil, mas é preciso mudanças, adaptações e disciplina.

Como provavelmente alguns que lerem o texto já sabem, atualmente estou como CTO (Chief Technology Officer) na empresa Robbyson.

Por aqui trabalhamos diretamente com tecnologia e desenvolvimento de software, mas também foram necessárias algumas adaptações. Por exemplo, passamos a ter nossas as nossas nômades meetings! Esse apelido é tratado com carinho em referência a forma remota que estamos, sem a necessidade de cumprir horários extremamente firmes e estarmos presentes no escritório nestes tempos de COVID.

Antes deste período, já tínhamos a prática de HOME OFFICE de maneira pontual por escolha dos profissionais, mas vejo que agora com todo o time FULL HOME OFFICE temos maiores e melhores resultados de produtividade.

Quando falamos de TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar e em qualquer momento é apontado como um dos maiores benefícios desse tipo de trabalho, e temos feito uma experiência validada muito positiva.

Fora o fato do HOME OFFICE (Estado virtual), quando retornarmos as atividades físicas também teremos grandes evoluções. Por exemplo ,acredito que os nossos eventos de Retreat Semestrais, onde ficamos 1 ou 2 dias no evento de nome Robbyson Republic, estes serão mais calorosos após esse período em Home Office. Os eventos presenciais terão maior importância em dinâmicas, gincanas, além de possíveis atividades físicas e mentais como MELHOR PROXIMIDADE e muitos abraços.

 

O Home Office também tem nos forçado positivamente a melhorar ainda mais nossa documentação virtual. Agora, é necessário ter a nossa plataforma de “Notion” para os novos contratados neste modelo em HOME OFFICE. Trata-se de acrescentar em nossa WIKI no GIT informações completas de nosso negócio, cultura, profissionais envolvidos, quais as histórias existentes, como os acompanhamentos e gestão são realizados, enfim, deixar online nossa essência da organização e seus valores.

Aproveitando essa momento de agregar inovações comportamentais e de gestão, tenho visto a necessidade de colocar em prática a ideia do painel “FOR US” que é um local para indicação de livros, séries, documentários, blogs), a respeito de conteúdos nos quais a empresa e seus membros se inspiram, dando exemplos de outras organizações e startups no mundo que trabalham remotamente com sucesso.

Afinal, o que mais quero é INSPIRAR e SER INSPIRADO dia a dia! E você?!

A importância da disciplina e rituais

Para que rituais gerem diferença na gestão e equipes, a disciplina faz toda diferença. Eu sou defensor que a cultura organizacional está totalmente ligada AS PESSOAS. E neste caso, manter rituais fazem as pessoas sentirem parte de um todo, e assim a cultura vai sendo fortalecida. Alguns exemplos que ajudam a manter essa cultura e energia: Começar o dia com uma música na sala online e/ou também um “papo de buteco” para colocar todos na mesma VIBE de energia é sensacional!

Algumas outros rituais também podem ser inclusos. É fato que não é possível estabelecer todos os rituais ao mesmo tempo, então muita calma nesta hora. Mas vamos listar abaixo alguns que podem ser praticados.

É importante lembrar que para estar PRESENTE não precisa estar de forma física, mas com sentimento, emoção e estarmos “próximos”. Então, sempre que possível faça reuniões com vídeos, olhando a todos face to face.

  • LOCAL FÍSICO IRADO: Após COVID, a continuação de HOME OFFICE é muito bem vinda por N fatores. Economia de aluguel, economia de manutenções, etc. Porém, ter um local Físico irado, seja próprio ou coworking, para encontros 1 ou 2x para trabalhar junto durante o dia.
  • FOR U – TKS!: Mensalmente escolhemos um membro destaque do time por votação de todos. Seja porque entregou muito, mas principalmente pela colaboração com time. Essa pessoa ganha um jantar com valor limitado (mas que é possível tomar um vinho com seu amado ou amada). Este tipo de ação gera engajamento e reconhecimento de todos, não só de quem foi escolhido, mas gera experiências para seu parceiro (a). Em época de HOME estamos inovando, mas não deixando de fazer. Quem sabe um linda cesta de café da manhã já que jantares estão impossibilitados no momento?!
  • CHATTING AWAY: Toda semana as sextas são tirados 20 min para que os NOMADES conversem entre si, sobre qualquer assunto, exceto trabalho. O assunto é levado por um membro que foi escolhido por sorteio.
  • LEARN DAY: Já é uma prática adotada no dia a dia presencial, e que é legal dar continuidade em HOME OFFICE. A cada 15 dias são reservados 2 horas para que um NOMADE apresente um assunto técnico de sua escolha. Os conhecimentos trazidos, no entanto, não se restringem à empresa, englobando quaisquer campos de interesse dos nômades.
  • HAPPY HOUR: Sempre fazemos nossos HAPPY e isso é engajador. Lembro-me que em uma dos nossos papos abertos, perguntei a equipe o que eu poderia melhorar em mim e por nós. Incrivelmente não sou a pessoa mais sociável, e não costumo “confraternizar muito”. E esse pedido de melhoria dos membros do meu time foi sensacional! Agora em HOME OFFICE não deixaremos de fazer, então separe a cerveja, o açaí, o refri, a água e bora bater confraternizar de nossas casas em uma sexta ao final do mês.
  • DAILY: Prática comum nas metodologias de desenvolvimento de software e que deve continuar sua prática em HOME OFFICE. É reservado de 30 a 40 min para que todos tenham conhecimento de situações críticas no dia anterior e o que cada um fez e tem como objetivo para o dia. Além de todo o controle via plataforma de gestão (GIT), essa reunião é importante pela agilidade e alinhamento de informações. Essa é uma reunião onde geralmente um CTO não participa, mas faço questão de sempre estar presente, mas não conduzo, isso é de liberdade do time.
  • OKRMEETING: A busca pela gestão compartilhada onde todos sabem o que está acontecendo. OKR (sigla inglesa para Objetivos, Resultados-Chave, em tradução livre), acontece todas as sextas final do dia onde o CTO leva o que está sendo medido, as entregas realizadas e principalmente os “desejos dos clientes” e de todas as outras áreas da empresa. É um momento de reforçar a cultura, escutar o time e trocar ideias gerais, inclusive financeiras da empresa.

Além disso tudo escrito acima como dicas para um bom HOME OFFICE, não devemos esquecer que o principal passe pela EMPATIA de todos. É fato que o áudio estará ruim, que o video não vai funcionar, que a criança vai chorar, que o cachorro vai latir, que o marido vai passar, que a esposa vai chamar. Mas lembre-se, tudo acaba, então CURTA A JORNADA! ENJOY!

Aproveite e leia as ferramentas e soluções que podem ser utilizadas para facilitar o trabalho em HOME OFFICE – PRODUTIVIDADE EM HOME OFFICE, O QUE USO!

Leia: https://fernandoparreiras.com/2020/03/24/produtividade-em-home-office-o-que-uso/

Um comentário em “HOME OFFICE: Dicas práticas para trabalho remoto

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: