SONHAR, DEDICAR, ACERTAR, ERRAR, NÃO DESISTIR

A palestra do TEDx saiu!

Quanta satisfação e gratidão, isso resume!

Ao longo da vida vamos aprendendo e temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos e histórias. Hoje reflito que já foram mais de 1000 eventos participados, entre treinamentos, palestras e encontros. No ano de 1996 ainda no segundo grau técnico descobri uma certa facilidade em falar publicamente e ensinar, ainda naquele tempo através dos cursos de informática.

Quando fui convidado para falar no TEDx fique extremamente feliz e orgulhoso de mim mesmo, isso mesmo, temos que nos orgulhar de nós mesmos. Ao receber a cartilha de recomendações do TEDx Ibituruna, observei que o título seria “O FUTURO SERÁ INCRÍVEL” e então pensei: Muito fácil, tranquilo para mim falar sobre isso,inclusive a história da Robbyson é muito massa! Será incrível contá-la. Mas, devido as regras do TED eu não poderia falar em marca, empresa, citações comerciais, política, religião, etc. Então, durante alguns pensamentos para a palestra resolvi me desafiar, afinal, o meu espírito competitivo precisava desafiar a mim mesmo.

Não queria falar a minha história, não queria falar de assuntos que possuo um certo domínio como tecnologias, futurismo, projetos, inovações e o mundo executivo, ou até mesmo de esportista. Eu queria me desafiar em falar do SER, uma auto-reflexão baseada em estudos de antropologia e Antroposofia cruzando com experiências vividas. O motivo de falar disso está entre a RAZÃO e A EMOÇÃO, e também devido ao que temos visto em uma sociedade digital cada vez mais focada em TER e não SER.

Nos 18 minutos que eu teria, decidi não utilizar sons, videos, imagens ou textos que criam impactos nas pessoas. Eu queria algo simples, apresentação em fundo preto, poucas palavras e o meu SER no palco do qual não se pode movimentar por regras do TED.

Bem, o nervosismo veio junto com a emoção, pois além dos desafios acima, decidi escrever a palestra somente para o TEDx e ensaiar apenas dois dias antes já que a EMOÇÃO precisa se encontrar com a SURPRESA.

Esta aí o resultado, poderia ter sido melhor (sempre pode), mas o orgulho por mim tem significado: Estou buscando cada dia o meu SER e não simplesmente o meu TER.

TEDx Ibituruna – Palestra SER – Fernando Parreiras
Link oficial TED

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas.

Em uma conferência TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos ou menos. Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Roger Ebert, Sheryl Sandberg, Bill Gates, Elizabeth Gilbert, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Brian Greene, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

Anualmente, o TED realiza três grandes eventos: a Conferência TED que ocorre a cada primavera em Vancouver,  e a Conferência TEDGlobal, que acontece a cada verão em Edimburgo, Escócia.

O TED também conta com um site (TED.com), no qual novas TEDTalks são postadas diariamente, o novo TED Conversations, que possibilita discussões amplas entre fãs do TED, e o Open Translation Project, que oferece legendas e transcrições interativas,  permitindo que qualquer TEDTalk seja traduzida por voluntários do mundo inteiro. As TED Talks já foram traduzidas em mais de 90 idiomas. Além disso, através das iniciativas de mídia do TED, as TED Talks também são compartilhadas na TV, no rádio, no Netflix e em muitos sites.

A iniciativa TEDx concede licenças livres para as pessoas ao redor do mundo que desejam organizar eventos no formato TED em suas comunidades. Mais de 5.000 eventos TEDx foram realizadas, e as palestras selecionadas a partir desses eventos são transformadas em vídeos de TED Talks.

O prêmio anual do TED, o TED Prize, concede $ 1 milhão para um indivíduo excepcional que possua o desejo de mudar o mundo. Já o TED Fellows ajuda inovadores de todo o mundo a se tornarem parte da comunidade do TED e, com essa ajuda, ampliarem o impacto dos seus notáveis projetos e atividades. O TED-Ed, por sua vez, cria vídeoaulas curtas, que, reunindo professores e animadores, podem ser usadas e auxiliar em sala de aula para ajudar a estimular  a aprendizagem independente.

Se você possui redes sociais, siga TED no Twitter ou no Facebook  para obter informações sobre as conferências TED.

Sobre o TEDx, x = evento organizado de forma independente

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais organizados de forma independente, que reúne  diferentes pessoas para compartilharem experiências no formato de  uma conferência  TED.
Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões entre os participantes. Esses eventos são independentes, com público restrito e, em geral, local. Usa-se o termo TEDx para identificá-los, uma vez que o x significa “evento TED organizado de forma independente”. Ou seja, o TED Conferences provê orientações de como fazer um evento TED, mas a organização de um evento TEDx é independente.

Fonte: https://www.tedxdantealighierischool.com.br/o-que-e-tedtedx/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: