Desafios das Startups dentro das corporações

Start-up ConceptAs corporações devem compreender que as Startups são empresas que geralmente são muito pequenas e enjaulá-las no dia a dia burocrático das grandes empresas, convocando-as para reuniões quase que diárias, simplesmente vai matar a Startup.

As corporações também devem se aproximar com o “mindset” aberto, procurando ajudar, mas também querendo aprender com as Startups. Alguns lembretes para as corporações, que podem fazer diferença:

a) Interação com startups deve ser estratégico para o negócio e, portanto, o patrocinador tem que ser um executivo de alto nível da corporação, como o CEO ou diretamente um acionista.

b) Tenha o acionista ou CEO como seu principal alvo, escute-o mas discuta com ele. Trabalhe para que ele entenda que está tratando um novo negócio, que precisa ter a mente aberta e você e o time não pode ter medo de expor suas opiniões.

c) Tenha objetivos estratégicos bem definidos e mude rotas de forma rápida quando necessário, inclusive “quebrando regras e processos” no meio do caminho visando agilidade.

d) Monte um time técnico de forma gradativa, escolha uma base de Seniores e Estagiários. Em resumo tenha o máximo da experiência e o máximo da dedicação e terá um bom equilíbrio.

e) Tenha um processo de identificação, seleção e gestão da interação com as startups. Não deixe solto.

f) Crie uma “control tower” para operar a gestão, as ideias e a interação com o ecossistema de startups, possíveis clientes e investidores.

g) Tenha budget apropriado para executar as estratégias definidas. Ter a ideia não resolve se não existir investimento.

h) Coloque as pessoas certas em cada modelo de interação com as startups. Dependendo do tipo de startup e objetivo da empresa, estas pessoas serão de diferentes skills.

i) Tenha parceiros estratégicos, principalmente alguns que trabalham em modelo de startups que servirão de modelo e exemplo para o seu time interno e também para a corporação do qual sua startup faz parte.

j) Elimine a burocracia nas interações com startups. Não as engaiole dentro dos processos burocráticos da sua empresa.

k) Tenha um produto rápido, mostre aos investidores, avalie mudanças de rotas e comece a atuar no mercado, mesmo que ainda não tenha o melhor produto. Afinal, o que é melhor produto?

Bom, é isso!

Enjoy.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Futurismo, Inovação, Profissional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.