Transumanismo – Uma nova humanidade?

O que mais se diz por aí nos últimos anos é que as máquinas substituirão os homens. Bem, eu particularmente tenho dito que irão substituir quem não se adaptar ou estiver preparado, mas de fato teremos uma redução do trabalho humano.transhumanism

Baseado nesta expectativa, durantes as primeiras décadas do novo milênio alguns cientistas e pesquisadores tem se empenhado a entender uma possível nova humanidade, chamada de Trans-humanismo (ou transumanismo, abreviado com H+ ou h+). O que se tem de definição até então é o surgimento de um movimento intelectual que visa transformar a condição humana através do desenvolvimento de tecnologias amplamente disponíveis para aumentar consideravelmente as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas humanas’.

Uma das ideias do transumanismo é que o ser humano pode através da pesquisa ‘’aberta’’, sem regras alcançar uma longevidade, o bem-estar pleno. Alguns teóricos defendem até mesmo a ideia de obter através da ciência o santo graal desta busca: A imortalidade!

A pretensão é capacitar cada vez mais o ser humano com atributos especiais que ele não tem por natureza. Um poder de regeneração física muito superior aos atletas olímpicos, com capacidade de ouvir e enxergar como certos animais. Parece absurdo? Não, é possível ler alguns artigos onde há suspeitas de experiências com o gene humano e animal, e testando possibilidades. Possivelmente no futuro ”criar” uma espécie de ‘’novo homem’’.

Os pontos centrais desta nova humanidade passam por protocolos na cultura social, biológica e tecnológica.

1 – Protocolo cultural social: Consiste na vivência social, costumes e relações sociais. O conceito de transgênero nada mais é do que normatizar tal ideia para que a sociedade vá se acostumando com essas transformações onde o cenário apresenta homem e mulher deixando sua forma natural de sexo para tais mudanças.

2 – Protocolo cultural biológico: Se o ser humano obtivesse a capacidade de enxergar como águias ou correr como guepardos? A fusão do gene animal com o do ser humano, criando um ‘’novo’’ ser humano. Se assim o ser humano desejar a ciência estará disposta a realizar. Tudo isso parece loucura, mas essa utopia está sendo divulgada e colocada em pauta para debate na sociedade. Mutações genéticas, e mais uma vez vemos os filmes “a frente” do que sempre está por vir em futuro próximo. Qual X-MEN você gostaria de ser? Eu o Wolverine, hahahahahah!

3 – Protocolo cultural tecnológica – O uso da tecnologia para melhorar o homem é a última frente. A criogenia (congelamento de corpos humanos) existe para que no futuro os avanços tecnológicos possam ressuscitar os humanos congelados. Mas não só isso melhorar ele com auxilio da tecnologia. Um ser híbrido que armazenaria todas as informações as pessoa, mas que seria metade homem e metade máquina.

Mas o transumanismo ainda é uma utopia e suas ideias ainda encontram muitas resistências. A verdade é que o movimento transumanista gera críticas morais e religiosas (sobretudo a respeito da manipulação genética) e socioeconômicas. Imagine uma consequência negativa, a possibilidade de que só as elites possam ter acesso às ‘’melhorias’’. Teríamos uma raça pura, selecionada assim como Hitler e o nazismo sonharam. Como eles estão fazendo para minar e vencer a resistência religiosas, moral e econômica? A cultura!

Quando falamos de disruptura, eis o transumanismo como o ápice.

Enjoy!

Fontes:
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/14/ciencia/1444816379_988339.html
Chegou a era dos transumanos
https://www.tecmundo.com.br/futuro/42395-transumanismo-voce-esta-pronto-para-conviver-com-os-humanos-melhorados-.html
Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Futurismo, Inovação, Profissional, Transformação Digital, Transumanismo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.