A redefinição do mundo com as tendências tecnológicas mais atuais

Alguns anos venho me dedicando a estudos sobre “futurismo”, algo um pouco além do que tanto se diz hoje como inovação. Sabemos que a velocidade para criação tecnológica é enorme, porém em menos de uma década atrás a integração entre homem e máquina, com tecnologias cada vez mais humanizadas, não era tão presente e a curta distância.

Oficialmente já estamos entrando na Era do Transumanismo ou Trans-humanismo, de acordo com o novo relatório da Gartner que apresentou essa semana 5 tendências tecnológicas que tornam cada vez mais tênue a linha que separa humanos e máquinas.

É claro que boa parte dessas tendências e tecnologias apresentadas envolvem questões morais e éticas – reais e imaginárias.  Mas, todas essas inovações representam um novo e audacioso despertar para a humanidade. Quem a pouco tempo dizia que seria possível “dar carona” a desconhecidos e ganhar dinheiro? Passando por cima de “regras” e “medos”.

Falar de nonos robôs pra a saúde já é passado, agora finalmente é comprovado que a nossa biologia poderá ser hackeada; tecnologias na área da saúde irão salvar e prolongar vidas e até mesmo redefinir a vida; tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) irão permitir que as empresas tornem-se onipresentes, sempre disponíveis e conectadas a ecossistemas de negócios.

Já o impacto na esfera corporativa, é que “as empresas continuarão a enfrentar a aceleração rápida da inovação tecnológica que impactará profundamente a maneira como elas se envolvem com sua força de trabalho, colaboram com seus parceiros e criam produtos e serviços para seus clientes.” Mike J. Walker

Na minha visão, CIOs e gestores de tecnologia devem estar o tempo todo analisando o mercado, avaliando e testando tecnologias emergentes no intuito de identificar novas oportunidades de negócios com potencial de impacto e relevância estratégica para seus negócios. Aliados a isso precisam estar antenados nas equipes que comandam e acreditar naqueles que tem estudado tendências e conhecem dos novos modelos de se criar tecnologia.

As 5 FORTES tendências

report Hype Cycle for Emerging Technologies é o mais antigo anuário da Gartner, e fornece uma perspectiva intersetorial das tecnologias e tendências que todos os envolvidos com tecnologia devem considerar. A cada ano, a Gartner avalia mais de 2 mil tecnologias emergentes e seus respectivos impactos na sociedade ao longo dos próximos cinco ou dez anos. As 35 tecnologias representadas  no report, revelaram cinco tendências tecnológicas que irão tornar tênues as linhas entre humanos e máquinas.

A seguir, o detalhamento das cinco tendências destacadas pela Gartner:

Hypecycle-Gartner

1- Inteligência artificial democratizada

Nos próximos 5 a 10 anos, as tecnologias de IA estarão virtualmente em todo lugar. Tanto a computação em nuvem, quanto movimentos como a cultura Maker e código aberto irão democratizar a IA, tornando-a acessível a todos, desde grandes empresas até carrinhos de cachorro-quente.

Para empresas que irão utilizar essa tecnologia, poderão aproveitar dados para se adaptarem a novas situações e resolver problemas que antes não conseguiam solucionar. Afinal, os dados são o novo ouro ou petróleo do mercado.

Essa primeira tendência é possibilitada pelas seguintes tecnologias: Plataforma como Serviço (PaaS) com Inteligência Artificial, Veículos Autônomos (níveis 4 e 5), Robôs Móveis Autônomos, Plataformas de Conversação AI, Redes Neurais Profundas, Veículos Aéreos Não Tripulados (ou drones), Robôs Inteligentes e Assistentes Virtuais.

As tecnologias que representam a IA democratizada estão em três das cinco maiores tendências, e algumas delas, como Redes Neurais Profundas e Assistentes Virtuais, alcançarão a adoção em massa nos próximos dois a cinco anos. Dentre estas tendências é bom procurar também saber sobre robôs inteligentes ou PaaS IA.

2- Ecossistemas digitais

As tecnologias emergentes necessitam que haja uma revolução das bases facilitadoras que fornecem volume de dados, poder computacional avançado e ecossistemas que possibilitam a onipresença. A transição da infraestrutura técnica compartimentada para plataformas que permitem o ecossistema cria a base para modelos de negócios totalmente novos que formam essa ponte entre nós humanos e a tecnologia.

Esta segunda tendência é possibilitada por essas tecnologias: Blockchain, Blockchain for Data Security, Gêmeo Digital, Plataforma IoT (Internet das Coisas) e Gráficos de Conhecimento.

Em resumo, o que falamos e vemos sobre “economia compartilhada começará a rodar entre os ecossistemas digitais. Que tal alugar o processamento dos computadores ou celulares de sua casa?

3- Biohacking: faça você mesmo

Durante a próxima década, a humanidade entrará oficialmente na Era do Transumanismo. Talvez esta seja a que mais me assuste, pois nos deixará bem próximos do temor a respeito de como as máquinas dominarão o mundo. Quais seriam os problemas éticos que elas criam?

A nossa biologia será hackeada, de acordo com o que somos e desejamos: estilo de vida, interesses e cuidados com a saúde. No caso, esta terceira tendência será possibilitada pelas seguintes tecnologias: Biochips, Biotecnologia – Tecido Cultivado ou Artificial, Interface Cérebro-Computador, Realidade Aumentada, Realidade Mista e Smart Fabrics.

O negócio será o “faça-você-mesmo” possibilitado pelo modelo Biohacking. A Realidade Mista está chegando ao Trough of Disillusionment (Vale da Desilusão), e a Realidade Aumentada quase chegou ao fundo. Essas duas tecnologias pioneiras serão seguidas pelos Biochips, que acabaram de alcançar o pico e terão passado pelo plateau em cinco a dez anos.

4- Experiências imersivas transparentes

A tecnologia continuará a se tornar cada vez “mais humana”, até chegar ao ponto em que a linha que separa pessoas, negócios e coisas seja imperceptível. Esta relação se tornará muito mais entrelaçada, à medida que a evolução da tecnologia se torne mais adaptável, contextual e fluida na interação entre humanos e máquinas.

Esta quarta tendência é possibilitada por tecnologias como: Impressão 4D, Casa Conectada, Inteligência Artificial, Sistema de Autorecuperação, Baterias baseada em Ânodo de Silício, Poeira Inteligente, Smart Workspace e Displays Volumétricos.

5- Infraestrutura onipresente

De acordo com a Gartner e também o que tenho lido e estudado, a infraestrutura não é mais necessária para uma organização atingir seus objetivos. A popularização da computação em nuvem possibilitou um ambiente computacional sempre disponível e ilimitado.

A quinta tendência é potencializada por essas tecnologias: 5G, Nanotubos de Carbono, ASICs de Redes Neurais Profundas, Hardware Neuromórfico e Computação Quântica.

Essas tecnologias estão caminhando para alcançar o pico, para em seguida moverem-se rapidamente ao longo do ciclo de evolução tecnológica. Espera-se que os ASICs de rede neural profunda e 5G, em particular, atinjam o platô entre dois a cinco anos.

Enjoy moçada!

Neste artigo utilizei leituras de livros como PLATFORM REVOLUTION e Leituras de artigos gerais da Gartner e Harvard.

 

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Cloud, Computação cognitiva, Futurismo, Inteligência Artificial, Machine Learning, Mobilidade, Profissional, Realidades Virtual e Aumentada, TI - Tecnologia da Informação, Transformação Digital, Transumanismo e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A redefinição do mundo com as tendências tecnológicas mais atuais

  1. Eliandro disse:

    Parabéns pelo artigo!

  2. Pingback: Novos serviços para novas tendências tecnológicas | Fernando Luis Parreiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.