A grandeza da Humildade

grandeza_humildadeHumildade é algo raro, pois raramente a admiramos, porque consideramos como o oposto da agressividade, que associamos ao sucesso. Frequentemente dizemos em nossa sociedade que as pessoas passivas são humildes. É uma maneira de encontrar algo amável para se referir a pessoas que consideramos bastante incapazes.

Porém, o mais importante de entender e praticar é que HUMILDADE NÃO É PASSIVIDADE. Outro ponto difícil de entender e não praticar é a AUTOCONDENAÇÃO. Autocondenação também não é humildade, é humilhação. Autocondenação nada mais é do que entendemos como “o coitadinho ou a coitadinha”.

Quando entendemos um pouco quem foi JESUS, conseguimos entender melhor o que escrevi acima. Com o exemplo dele, somos ensinados de forma humilde como estes ensinamentos podem ser aplicados em nossas vidas, através de princípios espirituais, tirados de passagens da Bíblia, para obtermos saúde psicológica e emocional, superarmos os obstáculos que surgem e crescermos como pessoas.

Sabemos que a psicologia ajuda as pessoas a superarem traumas, se conhecerem melhor, saberem conviver com os outros, resolverem problemas, lidarem com os sentimentos, dentre outras coisas, o que Jesus já fazia e faz com seus ensinamentos e lições. Jesus, com certeza é o maior psicólogo que já existiu (Leiam o livro). Jesus, com seu amor, anuncia a Palavra de Deus, Pai misericordioso.

Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e nos ajuda a cuidar do nosso coração e curar nossas feridas, através do perdão e do amor.

Jesus nunca escreveu um livro, estudou ou fez faculdade (embora na época não existisse), nunca lecionou uma aula formal. Ele sempre falou por meio das parábolas e conduziu as pessoas à verdade através do seu exemplo vivo. Ele era confiante sem ser arrogante, acreditava em valores absolutos sem ser rígido e tinha clareza sobre sua própria identidade sem julgar os outros.

A pessoa verdadeiramente sábia é sempre humilde.

Os grandes pensadores são sempre humildes. Eles compreendem que a vida está ligada à fé do que ao conhecimento, pois a arrogância é total sinal de insegurança.

Jesus nos avisou que não devemos confundir a sinceridade com a verdade. Se trouxermos isso para a vida, entendemos que as pessoas maduras conseguem ser corajosas o suficiente para se comprometerem com a verdade, permanecendo abertas à possibilidade de estarem erradas com relação à maneira como a percebem. É assim que o conhecimento e a humildade se relacionam.

Somos humildes quando percebemos que somos como os cegos, limitados na nossa capacidade de perceber as coisas que estão diante de nós. Na verdade, nós seres humanos, temos medo daquilo que não conhecemos. Então, não condene o que nos entendemos ou não conhecemos.

Esse temor do desconhecido é a base da intolerância. Ele nos leva a julgar e rotular pessoas e coisas, deixando nossa humildade de lado. Quanto sentimos este tipo de medo, condenamos o que não compreendemos. Um exemplo melhor são as discussões negativas, elas passam a ser mais produtivas quando um deixa de julgar o outro e procuram entender as diferenças.

Ao julgar os outros, nós mesmos nos condenamos.

Por fim, o status e o poder não tornam uma pessoa importante. O que faz uma pessoa ser importante é a sua capacidade de servir os outros. Dar importância a outra pessoa sem nos considerarmos diminuídos é a verdadeira humildade.

Enjoy!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Motivação, Pessoal, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A grandeza da Humildade

  1. Pingback: A grandeza da Humildades — Fernando Luis Parreiras…..Meire Jimenez – Moda & Música & Afinidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.