RESKILLING! Entre ou saia!

O que mais escutamos, lemos e observamos sobre carreiras é que A MAIOR PARTE DAS PROFISSÕES SERÁ AUTOMATIZADA. Mas na boa, qual a distância de tempo em que isso será consolidado? Eis a questão!blog-reskilling.png

Eu mesmo já escrevi textos aqui sobre profissões do futuro e outras coisas a este respeito de automatização, inovação, digitalização, porém, uma coisa é fato:

TODOS PRECISAMOS SER ADAPTATIVOS. 

Ser adaptativo está vinculado principalmente a sua capacidade de adaptação, mudança, aprendizado rápido e principalmente encontrar a melhor forma de trabalhar entre e com novas gerações.

Então, à medida que os tipos de habilidades necessárias no mercado de trabalho mudam rapidamente, os colaboradores individuais terão que se engajar na aprendizagem ao longo da vida se quiserem alcançar carreiras satisfatórias e recompensadoras. Para as empresas, as estratégias de requalificação e aperfeiçoamento serão fundamentais para encontrar o talento de que necessitam e contribuir para abordagens socialmente responsáveis ​​para o futuro do trabalho. Para os decisores políticos, a requalificação e reciclagem da força de trabalho existente são alavancas essenciais para fomentar o crescimento econômico futuro, aumentar a resiliência da sociedade face à mudança tecnológica e preparar o caminho para sistemas de educação prontos para o futuro para a próxima geração de colaboradores.

Quando citamos números, em um relatório da McKinsey Global Institute, em 2030 cerca de 375 milhões de trabalhadores – ou cerca de 14% da força de trabalho global podem precisar mudar categorias ocupacionais digitalização, automação e avanços na inteligência artificial interrompem o mundo do trabalho.

Bem, então para toda força de trabalho é necessário a prática do RESKILLING, sejam os profissionais de produção, gestão ou executivos. O que mais preocupa essa mesma pesquisa da McKinsey aponta que somente 14% dos executivos encontram-se preparados para essa mudança.

Eu na prática tenho visto que grandes executivos ainda vestem terno e gravata (modo ilustrativo de comentar sobre o modelo antigo de gestão), ao invés de procurar usar em cada momento a “roupa” adequada. Não há mais espaço em ser quadrado, achar que está em posição de conforto e que sua liderança em modelo “chefe” está garantida por sua experiência e cabelos brancos.

Então, colocando em prática posso falar por mim. Eu pratico e tenho praticado cada vez mais este tal de RESKILLING! O conceito basicamente é: ATUALIZE-SE SEMPRE DE FORMA CONTÍNUA seja na sua área de atuação ou até mesmo áreas de interesse. Sabe aquela prova de conhecimentos gerais?! Então, imagina que sempre precisa estar atualizado para colocar em prática.

Colocar isso em prática passa por novas formações, mas principalmente “estar junto das equipes operacionais”, entender o que está sendo feito, entender tecnicamente aquilo que está sendo criado, participe sempre de grupos de discussões e LEIA! LEIA! LEIA MUITO!

Enjoy!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Inovação, Motivação, Profissional e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.