Pontos importantes sobre produtividade

como-calcular-produtividade-e-eficiencia.jpgConhecer os elimine os seus vilões de produtividade para conseguir aumentá-la é um dos fatores chaves, o outro é conhecer a si próprio. Uma boa lista de dicas abaixo pode lhe ajudar em algo.

Ponto de atenção: Desrespeito

Conheça seus limites e respeite-os

Contextualização: Um erro muito comum na busca para aumentar a produtividade é insistir em ultrapassar os próprios limites, então não conseguimos aumentar a produtividade desrespeitando a nós mesmos. Todos querem e podem melhorar, sempre, mas cada pessoa tem um ritmo diferente para isso. Quando passamos do nosso limite o corpo se ressente e a doença nos coloca a nocaute. Este processo é lento, silencioso e perigoso, então cuide-se.

Minha visão prática: Limites corporais e psicológicos dependem de preparo para expandir a capacidade. Então, em resumo, cuide do corpo e da mente, dedique tempo para isso e consiga ir mais além.

Ponto de atenção: Desorientação

Defina seu objetivo principal para manter o foco

Contextualização: O sucesso chega com maior frequência e rapidez para quem sabe exatamente o que é e onde fica o sucesso para si mesmo (sucesso para alguns pode ser simplesmente ficar em casa, sem fazer nada, porém não adianta reclamar que não fez isso ou aquilo). Quando não sabemos onde estamos e para onde queremos ir, o tempo para chegar lá será bem maior, pois ficaremos ziguezagueando sem rumo certo. As distrações do caminho o desorientam ainda mais. Para aumentar a produtividade é necessário definir bem o foco.

Minha visão prática: A explicação acima é muito bonita, e muitas vezes questionamentos se é possível colocar em prática. Então, vou citar por mim. FOCO não é só O QUE será perseguido, mas principalmente por QUANTO TEMPO será perseguido, e isso para coisas grandes ou simples, pessoais ou profissionais. Um exemplo é o seu período de férias, onde é necessário aprender que o FOCO é DIVERTIR E DESCANSAR. Um outro exemplo “idiota”, a meu respeito (parece piada), é que só consigo pagar contas pessoais em um dia determinado no mês (foco naquele dia e horário), ou seja, tenho FOCO naquele momento, depois este assunto não mais interfere no meu mês (mesmo que tenha dívidas). O mesmo vale para grandes FOCOS, como projetos profissionais. Então, se você está FOCADO fique FOCADO por aquele determinado tempo e dê o seu máximo, se naquele período não conquistou, defina outro e corra para cumprir. EMPENHE-SE AO MÁXIMO!

Ponto de atenção: Insatisfação

Saiba exatamente porque é tão bom fazer isso

Contextualização: Nada é 100% bom ou ruim, isso é um fato. Seja qual for o momento de vida, além de passível de mudança (nada permanece imutável) ele possui um lado bom, motivo pelo qual você e eu ainda está ai. Descubra todos os bons motivos para estar onde está, fazendo o que faz, liste-os e orgulhe-se deles. Estar satisfeito com as realizações não só vai aumentar a produtividade como também melhorar o estado de saúde integralmente.

Minha visão prática: Na minha visão estamos para viver muito mais a infelicidade do que a felicidade, ou seja, temos somente 20% alegrias (momentos bons) para 80% de tristezas (momentos ruins). Claro que não entrarei aqui em o que é ruim ou bom, pois isso depende de cada um, do momento, do local, das pessoas. Porém, o meu modo de lidar com isso é pensar em todas as manhãs de domingos O QUE FOI BOM NA SEMANA e comemorá-los comigo mesmo, seja escutando uma boa música, seja dando uma volta com o cachorro, seja simplesmente olhando para o céu azul (parece bobagem, mas tente fazer algumas vezes).

Ponto de atenção: Dias com apenas 24hs

 Jamais descuide de sua organização

Contextualização: Não adianta reclamar, o dia são 24hs iguais para todos nós. Saber usá-las bem, no entanto, não é uma competência comum. É preciso planejamento, organização, disposição e muita consistência. Acredite, vale cada segundo investido em desenvolvê-la. Depois de tornar-se um hábito você vai rir de suas dificuldades iniciais. Com organização do tempos aumentamos a produtividade e conseguimos realizar muito mais coisas nas mesmas 24hs do dia.

Minha visão prática: Ser dono do meu tempo é meu maior sonho, pois tempo pra mim é a mais valiosa moeda existente. Na prática eu procuro cuidar do meu tempo de forma disciplinada e focada. Comentei acima sobre férias, férias é descanso correto? Sim, porém de forma organizada! Vai viajar, faça planejamento inclusive da hora de acordar e quais atividades irá fazer (COM FOCO). Agora, uma coisa é necessária: SEPARE TEMPO PARA O ÓCIO, fique sem fazer nada (por um determinado tempo) e observe a si mesmo, analisando em você pequenos detalhes de frente ao espelho. Afinal, hoje estamos diferentes de ontem, e apesar das 24h serem um dia, estes dias passam.

Grande abraço! Seja produtivo para você, não para os outros. Isso será consequência.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Gestão, Liderança, Pessoal, Profissional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.