O que é ser produtivo?

EQUIKLKIBRIOMeus pais, principalmente meu pai, sempre dizia ao chegar do trabalho: “Hoje o dia foi muito produtivo! Fora meu tempo de trabalho normal, fiz mais 6 horas de hora extra!” Naquela época não havia muito controle de quanto tempo se podia fazer de HE, mas ser produtivo era sinal de se trabalhar demais.

Mas o que é trabalhar demais?
Podemos determinar isso de duas formas: Trabalhar muito no sentido de horas ou trabalhar muito no sentido de realização.

Bem, os tempos mudaram, porém nem todas as pessoas mudaram. É certo que mudanças organizacionais passam por ter pessoas de várias gerações atuando juntos, então se um senhor de 60 anos em tempos atuais ainda confundir que trabalhar muito são muitas horas no dia, tudo bem … mas pessoas nascidas da década de 80 pra cá repetir isso, é inadmissível.

Você quer me irritar? 
É um gestor perguntar: “Onde você está?” “Quantas horas trabalhou hoje?” “Você não está na empresa?” – Isso pra mim é nada mais nada menos que cabeça pequena, cabeça antiga, síndrome do chefe envelhecido.

Ser produtivo significa produzir mais ou melhor de algo, gastando menos do que o normal. Ser produtivo significa gastar menos tempo ou energia produzindo e ficar com mais tempo ou energia disponível para, por exemplo, criar, pensar estrategicamente, ter boas ideias. Significa principalmente, ter equilíbrio.

Então, você quer me ver feliz?
É um gestor perguntar: “Resolveu os problemas de hoje?” “Conseguiu pensar em algo inovador?” “Seu dia lhe trouxe felicidade?” “Você sente que aplicou o seu máximo no dia de hoje?

O que significa ter equilíbrio?

Bem, primeiro vou lembrar: O DIA SÓ TEM 24 HORAS, E ISSO NÃO PODE SER MODIFICADO OU COMPRADO POR MAIS DINHEIRO QUE SE TENHA.

Não perceber que ser produtivo implica em equilíbrio pode prejudicar sua produtividade. O desequilíbrio atrapalha a vida de um profissional, causando volume de horas mal distribuídas, trazendo uma alimentação desregulada, foco disperso, pouco repouso… e por aí vai.

Então para ser produtivo será necessário considerar as particularidades relativas a pessoa, ao local e a situação especifica, buscando um equilíbrio favorável entre empenho e benefícios. Por exemplo, ficar até de madrugada preparando-se para a reunião de amanhã e chegar cansado a reunião, sem a vitalidade necessária para agir produtivamente lá, será uma boa escolha? Existe a possibilidade de conseguir sucesso chegando disposto, sem a devida preparação? Sabemos que passamos por isso, vestimos a armadura de guerreiro e vamos encarar as reuniões.

Mas o caminho ideal seria organizar-se o bastante para terminar a preparação em tempo de descansar o suficiente. Esta solução visa a produtividade considerando bem o equilíbrio entre empenho e benefício.

Então, sugiro pensar diariamente qual é a organização da nossa vida que nos proporcione gastar energia certa, em atividades certas, nas horas certas.

Vamos mudar a frase HOJE EU TRABALHEI MUITO por HOJE EU PRODUZI MUITO, não esquecendo que nestas 24 horas é preciso trabalhar, produzir e viver.

Enjoy!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Gestão, Liderança, Motivação, Pessoal, Profissional e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.