A exponencialidade tecnológica

TheFutureTenho lido muito artigos, textos e visto videos e recentemente uma palestra do Peter Diamandis. E alguns resumos interessantes do que é provável em um futuro, de um próximo futuro devido a velocidade exponencial vivida.

Nós tomamos a tecnologia e o empoderamento que temos hoje como garantidos.

O fato é que o que quer que seja digitalizado entra em um período de crescimento lentoenganoso. Em seguida, torna-se desruptivodesmaterializadesmonetiza e democratiza produtos e serviços.

Como exemplo, vamos considerar o armazenamento de dados, que é crítico para o mundo da genômica hoje.

Em 1981, 1 gigabyte de armazenamento custou meio milhão de dólares. Hoje, é 25 milhões de vezes mais barato, a 2 centavos de dólar por gigabyte.

E os chips da computação? Em 1971, a Intel lançou seu primeiro chip de computador, o Intel 4004. Ele tinha 2.300 transistores por US $ 1 cada. A Intel não mais informa quantos transistores estão em seus chips, mas o recente Core i7 tinha 14,4 bilhões de transistores a menos de um milionésimo de centavo cada. Isso representa um aumento de 330 bilhões de vezes no desempenho dos preços em 45 anos .

Cara, pare pra pensar, nossos smartphones tem mais poder computacional do que todos os governos do planeta há apenas 30 anos. 

Mas isso não se compara ao que vem a seguir na computação quântica. Este ano, esperamos ver a “supremacia quântica” – esse momento no tempo em que um computador quântico pode resolver um problema que nenhum computador clássico pode fazer.

O Google recentemente revelou o Bristlecone. Este novo chip de computador quântico tem 72 qubits. No momento em que chega a 300 qubits, ele pode realizar mais cálculos do que átomos no universo conhecido.

Dessa forma, estamos prestes a ver uma revolução extraordinária na descoberta de medicamentos.

As empresas farmacêuticas hoje estão gastando décadas e bilhões de dólares para descobrir moléculas que nos afetam. Mas logo, os computadores quânticos nos permitirão modelar as interações moleculares em um nível como nunca antes.

Imagine um indivíduo trabalhando em um computador quântico na nuvem capaz de observar a interação de uma molécula particular com todas as 20.000 proteínas codificadas no genoma humano. Descoberta de drogas vai sair das paradas. Isso não está acontecendo daqui a 30 anos, mas na próxima década.

E quando se fala das comunicações? Nós tomamos isso por garantido, mas em 2017, nós tivemos 3,8 bilhões de pessoas conectadas na Terra. Nos próximos cinco anos, veremos a implantação da rede global 5G que a Qualcomm vem desenvolvendo.

Estamos prestes a ver o Facebook e o Google com balões, drones e satélites. A OneWeb implantará 900 satélites, alavancando um investimento de Softbank de US $ 1,2 bilhão e, em seguida, além dos 4.425 satélites que estão sendo lançados pela SpaceX, e estamos prestes a conectar todos os humanos no planeta com uma velocidade de conexão gigabit.

Imagine uma conexão gigabit para todos, efetivamente de graça! Isso a nível mundo né, no Brasil demorará mais 50 anos (hahahah! Brincadeira!)

Essa conexão representa uma tábua de salvação para as ciências da saúde. É uma capacidade de fazer upload de dados ou ativar o suporte de AI.

E isso não diminui a velocidade. Com a Internet das Coisas e uma proliferação de sensores, até 2020 teremos 50 bilhões de dispositivos conectados com um trilhão de sensores no mundo. Até 2030, veremos 500 bilhões de dispositivos conectados com 100 trilhões de sensores. 

Em termos de saúde, cada pessoa terá a capacidade de monitoramento em tempo real. Cada elemento de suas vidas – sua glicose, sua pressão sanguínea, os microRNAs, seus níveis de vitamina D – podem ser transferidos para uma IA que pode transmitir seu estado de saúde exato. Inclusive já escrevi outros textos sobre analises para diagnósticos de doenças pela empresa 23andMe e também a pulseira de medição de desempenho sexual.

Todos nós teremos uma versão do JARVIS do “Iron Man”. Essas AIs pessoais podem coletar nossos dados e nos permitir ser o CEO de nossa própria saúde.

A aceleração continua com o sequenciamento do genoma. Em 2000, o preço do sequenciamento de um genoma humano – todos os 3,2 bilhões de cartas de sua vida – foi de US $ 100 milhões e 9 meses de tempo. Hoje, são US $ 1 mil por genoma, e dentro de dois anos, com as mais novas máquinas da Illumina, custará cerca de US $ 100 e será concluído em uma hora.

Estamos falando de um aumento de trilhões de dólares na capacidade de preço-desempenho, o que, por sua vez, está impulsionando uma revolução na medicina celular, células-tronco, células natural killer, células T CAR. É extraordinário.

Eu acredito que nada é verdadeiramente escasso. Nada. Temos a capacidade, com acesso a essas tecnologias, de dizer: Este é o problema que quero resolver”.  Claro que isso tudo tem um preço, geralmente alto para quem cria a “disruptividade”.

Muitas vezes falamos sobre nossos desejos e nossas habilidades.  Eu observo que estamos vivendo em uma época do dia e da idade que, dentro de nossas vidas, verdadeiramente teremos a capacidade de satisfazer as necessidades de cada homem, mulher e criança neste planeta.

“Os maiores problemas do mundo são as maiores oportunidades de negócios do mundo” e “Se você quer se tornar um bilionário, ajude um bilhão de pessoas”. Peter Diamandis

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Futurismo, Inovação, Transformação Digital e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.