Um dos grandes objetivos de nós humanos é o combate as doenças. Assim como o fim da fome, o fim das guerras, o combate as doenças é um dos pontos mais estudados pela ciência. Vacinas são criadas a décadas, assim como remédios e tratamentos químicos.
A busca atual é o mapeamento genético a fim de promover mutações e adaptações para, de modo preventivo, criar seres humanos com organismos cada vez mais fortes.
Pensando nisso, Linda Avey e Anne Wojcicki fundaram em 2006 a 23andMe, uma empresa privada de genômica pessoal e biotecnologia. Somente como fato curioso, Anne foi casada com nada mais nada menos que Sergey Brin (Fundador do Google). O objetivo da empresa é fornecer testes genéticos com rapidez para todos os cidadãos comuns, permitindo um melhor gerenciamento da saúde e bem-estar, entender informações valiosas sobre o seu eu e os ancestrais.
Através da coleta de saliva e pagamento de $ 99 dolares, é possível enviar o material para análise e receber em 8 semanas via email a demonstração de dados, relatórios de informações tão complexas quanto Hereditariedade Neandertal e Persistência Hereditária de Hemoglobina Fetal são apresentadas com uma linguagem muito simples, voltada a pessoas comuns com zero conhecimento de genética ou medicina.
Bem, fora este serviço sensacional prestado a sociedade pela 23andMe, temos que avaliar no sentido de negócio e evolução da ciência. A empresa está coletando muitos dados e com isso atingindo cada vez mais a precisão de diagnósticos e análises. De forma inteligente, a 23andMe está prestando um serviço que todos nós queremos, a um preço justo (para não dizer baixo) e ao mesmo tempo enriquecendo sua base de dados.
Parabéns a 23andME!
Para saber mais, acesse https://www.23andme.com