Não se esqueça: um simples sorriso faz toda a diferença

braulio_lalauQue moral! Meu amigo Bráulio cedendo um pensamento seu através de um excelente texto. Tenho acompanhado sua trajetória exemplar. Muito obrigado, aliás, Sorrir faz toda a diferença!

Bráulio Lalau é CEO na empresa Orbitall, carrega uma bagagem com mais de 20 anos de experiência em indústria de serviços e área de TI.

 

Você com certeza conhece o ditado “rir é o melhor remédio” e já experimentou os efeitos deste medicamento que não apresenta contraindicações, está facilmente disponível e é muito simples de usar. Sorrir alivia a tensão no corpo, desacelera os batimentos cardíacos, diminui a pressão arterial e ainda pode te ajudar a manter o seu sistema imunológico forte. E estes são apenas alguns dos benefícios físicos que o simples ato de sorrir pode te oferecer.

Há também os efeitos psicológicos e sociais que o sorriso provoca, os quais são ainda mais significativos porque impactam não apenas você, mas todos ao seu redor, seja no trabalho ou no convívio familiar. Uma série de estudos já confirmaram, por exemplo, que um sorriso genuíno reduz o stress e a ansiedade, melhora o humor, transmite confiança e competência, aumenta a produtividade, ao contrário do que muitos pensam, e a criatividade; além, claro, de ser contagiante.

Mas nem é preciso consultar os estudos para nos convencer de como um simples sorriso pode impactar positivamente os nossos objetivos no trabalho, nossas relações interpessoais, e as nossas experiências cotidianas em geral, concorda? Trabalhar com pessoas alegres é melhor, o sorriso compartilhado estimula o relacionamento entre as equipes e faz toda a diferença no nosso dia a dia. Sem contar que um sorriso pode te garantir uma venda ou até mesmo contribuir para te abrir portas, acredite.

Pensando nisso, listei abaixo algumas dicas que podem te ajudar a cultivar este hábito e a tornar o sorriso um aliado diário na sua vida.

Faça uma autoavaliação
Na maior parte do tempo, nossa cabeça está tão cheia com os problemas e as responsabilidades diárias que esquecemos de sorrir ou até mesmo de sermos gentis com o outro. Se este for o seu caso, tente parar por um momento e faça uma autoavaliação. Pense na maneira como você tem se comportado e pergunte a si mesmo: vale mesmo a pena me aborrecer com isso? A situação é irremediável? Não estou ‘despejando’ a raiva acumulada de outras ocasiões? Tenho me esforçado para ser tolerante e mais paciente?

Ao final de sua autoavaliação, respire fundo, dê um sorriso e veja como se sente. Lembre-se sempre que a forma como iniciamos uma interação com alguém pode instigar a outra pessoa em uma dinâmica positiva ou negativa. Se a comunicação começa com um sorriso, as chances da troca ser positiva são muito maiores. Agora, se problemas comportamentais e psicológicos continuarem a te tirar do sério e afetar o seu cotidiano, busque uma ajuda especializada.

Tire um tempo para relaxar e participe de atividades divertidas
Reserve um tempo para atividades de lazer como uma sessão de cinema com a família, uma comédia no teatro com os amigos, e outras atividades divertidas como passear no parque com os filhos ou com seu animal de estimação. Você também pode, simplesmente, tirar um tempo para brincar com as crianças em casa. Crianças sorriem bem mais que nós, adultos, portanto, passar mais tempo com elas será uma excelente oportunidade para você sorrir mais.

Outra boa opção para aliviar a tensão são as massagens, além da prática de exercícios físicos regularmente. Eles fazem bem para a nossa mente e o nosso bem-estar em geral. Uma última sugestão é ouvir músicas que elevem o seu espírito ou podcasts com conteúdo bem-humorado. À medida que você incorpora atividades como estas na sua rotina, automaticamente, elas se tornarão cada vez mais constantes na sua vida, assim como o humor e o sorriso.

Treine o seu sorriso
Em geral, sorrimos quando estamos felizes e nos sentindo bem. Porém, há estudos que mostram que as expressões faciais influenciam as nossas emoções. Desse modo, praticar o sorriso fará com que você se sinta melhor. Além disso, o cérebro não sabe a diferença entre um sorriso espontâneo e um forçado, garantindo que você se beneficie dos efeitos da mesma forma.

Sorrir por alguns minutos antes de uma entrevista de emprego ou uma apresentação estimula o cérebro a produzir hormônios como a endorfina e a serotonina, que reduzem o stress e a ansiedade. Portanto, olhe no espelho toda manhã e treine o seu sorriso, mesmo que seja apenas para exercitar os músculos da face, a princípio. Com o tempo, você começará a se acostumar com a sua imagem alegre e o ato de sorrir se tornará algo cada vez mais frequente e natural.

Foque nos pensamentos positivos
São muitas as coisas que fogem ao nosso controle, mas você pode treinar a sua mente para focar nos pensamentos positivos e a deixar os negativos irem embora. Tente pelo menos, afinal, de nada adianta ficar ruminando pensamentos negativos. Caso a mudança de postura se mostre muito difícil, pesquise sobre algumas técnicas que podem te ajudar nesse processo. As práticas de meditação e mindfulness são excelentes nesse sentido porque te ensinam a descansar a mente, a manter o foco e a dirigir a sua atenção para o momento presente, fazendo com que se sinta menos ansioso(a), mais realizado(a) e mais sorridente.

Liste o que você mais gosta e menos gosta na sua vida
De vez em quando, é sempre bom parar e fazer uma lista pontuando o que traz felicidade e satisfação na sua vida e o que você gostaria de mudar. Coloque em duas colunas, para que fique mais fácil para você visualizar qual delas irá sobressair. Se a coluna do que mais gosta estiver menor, já sabe que tem um esforço a fazer para mudar essa dinâmica. Esteja consciente do que não está funcionando, planeje o que você fará a respeito para mudar de direção e defina os caminhos que realmente quer seguir. Este é um exercício simples, mas que pode trazer grandes transformações na sua vida para melhor.

Nosso poeta das coisas simples Mário Quintana já disse que “o sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores”. De modo que não há razão para economizar neste recurso que pode, e deve, ser bem mais abundante na nossa vida.

 

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Gestão, Liderança, Motivação, Pessoal, Profissional, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s