Computação Cognitiva

computacao-cognitiva-590x332.png

Em uma explicação mais simples, o conceito de computação cognitiva trata dos sistemas computacionais que têm como objetivo prover interação e geração de resultados de forma aproximada àquelas desenvolvidas pelo cérebro humano, buscando entregar análises, comparações e predições que praticamos “pensando” no dia a a dia. O conceito de computação cognitiva é ligado intrinsecamente aos conceitos de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Embora tais conceitos ainda não sejam completamente definidos, estando em desenvolvimento ao longo de décadas, resultados importantes vem sendo gerados em prol do conhecimento e da interação humana, gerando resultados notáveis para a medicina, educação, direito e inteligência, dentre diversos outros.

Aprendizagem de máquina é a habilidade que os sistemas computadorizados têm de melhorar seu entendimento e desempenho por meio de modelos matemáticos e descoberta de padrões de dados, e usá-los para fazer predição e aprender com isso, sem que tenha sido previamente configurado.

A melhor maneira de explicar COMPUTAÇÃO COGNITIVA  é por meio de exemplos. Imagine que, por questões de saúde, um médico recomendou que você comece a praticar a natação. Você então começa a pesquisar sobre o tema e decide comprar online todos os acessórios necessários (touca, roupa de banho, óculos). Ao entrar no site, você percebe que os itens para iniciantes estão em destaque.

Surge a dúvida: como o site sabia que você estava buscando aquele tipo de produto? Simples, a computação cognitiva fez as máquinas aprenderem sobre o assunto, baseada em seu histórico de busca, postagens nas redes sociais e padrão de navegação. Os dados de compras anteriores também fornecem informações sobre o ticket médio das suas compras e os meios de pagamento preferidos.

Isso evita que você faça compras equivocadas ou perca tempo pesquisando e decidindo sobre o item mais adequado.

Em outras palavras, é a capacidade que a computação desenvolve de “raciocinar”, bem próximo do modo como os humanos fazem e nos ajudar em tomadas de decisões de forma rápida e direta.

Se gostou dá um curtiu e deixa algum comentário aí!

Abração.

 

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Computação cognitiva, Inovação, Inteligência Artificial, Machine Learning, Profissional, TI - Tecnologia da Informação, Transformação Digital e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.