Transformação Digital – Os desafios do IoT

O IoT (Internet das coisas, sigla em inglês) também chamado de mercado  M2M (comunicação máquina a máquina) cresce a cada ano, porém ainda possui vários desafios. Tais desafios serão a partir de agora superados mais rapidamente devido ao crescimento exponencial e a idealização de projetos que utilizam essa tecnologia. As inúmeras possibilidades de aplicação da IoT colocaram esse recurso no topo da TRANSFORMAÇÃO DIGITAL nos negócios.Resultado de imagem para desafios Iot

A IoT pode ser definida como a comunicação máquina a máquina (M2M) via Internet, que permite que diferentes objetos, de carros a máquinas industriais ou bens de consumo como calçados e roupas, compartilhem dados e informações para concluir determinadas tarefas. A base para o funcionamento da IoT são sensores e dispositivos, que tornam a comunicação entre as “coisas” possível. Além disso, é preciso um sistema de computação para analisar os dados recebidos e gerenciar as ações de cada objeto conectado a essa rede.

As aplicações do IoT são diversas e podemos exemplificar através de automatização de residências, automatizações no agronegócio, veículos inteligentes, logística automatizada e Smart Cities (mais a frente escrevei um artigo sobre Smart Cities).

A IoT já não é mais uma tendência ou uma previsão, é uma realidade que está transformando as indústrias, os negócios e as nossas vidas. O Gartner em um estudo em 2014 estima que a Internet das Coisas incluirá 26 bilhões de unidades instaladas até 2020, e com isso fornecedores de produtos e serviços de IoT devem gerar uma receita adicional superior a US$ 300 bilhões até o mesmo ano.

A utilização de dados é o “grande ouro do século” e isso é um caminho sem voltas, porém este caminho tem um preço e riscos cada vez mais altos. Os desafios do IoT passam por:

  • Segurança
  • Manter a confidencialidade da informação
  • Manter a integridade e a disponibilidade da informação
  • Big Data – Armazenamento da informação
  • Arquitetura e Infra estrutura
  • Desempregabilidade

Em um próximo artigo entrarei um pouco mais em detalhes do que tenho pesquisado, estudado e sabido a respeito de cada ponto acima.

Claro, e não estamos falando aqui de problemas de cultura, comportamento humano, outros desafios e riscos que preveem até assassinatos: objetos conectados a internet matando pessoas.

 

 

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Inovação, Mobilidade, Profissional, TI - Tecnologia da Informação, Transformação Digital e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.