O IoT (Internet das coisas, sigla em inglês) também chamado de mercado M2M (comunicação máquina a máquina) cresce a cada ano, porém ainda possui vários desafios. Tais desafios serão a partir de agora superados mais rapidamente devido ao crescimento exponencial e a idealização de projetos que utilizam essa tecnologia. As inúmeras possibilidades de aplicação da IoT colocaram esse recurso no topo da TRANSFORMAÇÃO DIGITAL nos negócios.
A IoT pode ser definida como a comunicação máquina a máquina (M2M) via Internet, que permite que diferentes objetos, de carros a máquinas industriais ou bens de consumo como calçados e roupas, compartilhem dados e informações para concluir determinadas tarefas. A base para o funcionamento da IoT são sensores e dispositivos, que tornam a comunicação entre as “coisas” possível. Além disso, é preciso um sistema de computação para analisar os dados recebidos e gerenciar as ações de cada objeto conectado a essa rede.
As aplicações do IoT são diversas e podemos exemplificar através de automatização de residências, automatizações no agronegócio, veículos inteligentes, logística automatizada e Smart Cities (mais a frente escrevei um artigo sobre Smart Cities).
A IoT já não é mais uma tendência ou uma previsão, é uma realidade que está transformando as indústrias, os negócios e as nossas vidas. O Gartner em um estudo em 2014 estima que a Internet das Coisas incluirá 26 bilhões de unidades instaladas até 2020, e com isso fornecedores de produtos e serviços de IoT devem gerar uma receita adicional superior a US$ 300 bilhões até o mesmo ano.
A utilização de dados é o “grande ouro do século” e isso é um caminho sem voltas, porém este caminho tem um preço e riscos cada vez mais altos. Os desafios do IoT passam por:
- Segurança
- Manter a confidencialidade da informação
- Manter a integridade e a disponibilidade da informação
- Big Data – Armazenamento da informação
- Arquitetura e Infra estrutura
- Desempregabilidade
Em um próximo artigo entrarei um pouco mais em detalhes do que tenho pesquisado, estudado e sabido a respeito de cada ponto acima.
Claro, e não estamos falando aqui de problemas de cultura, comportamento humano, outros desafios e riscos que preveem até assassinatos: objetos conectados a internet matando pessoas.
Deixe um comentário