Para inovar é preciso brincar

Em 2016 tive a oportunidade de fazer um curso de LEGO SERIOUS PLAY e somente agora estou escrevendo sobre o assunto, mas isso não o torna assunto velho e sim necessário. Num ambiente de trabalho formal, pontos coloridos de peças LEGO chamam a atenção. Logo pensamos se os objetos não foram esquecidos por uma criança. Mas a verdade não é esta, o brinquedo ganhou uma nova função nas mãos de empresários e executivos. Resultado de imagem para lego serious play

Enquanto juntam pecinhas para formar imagens, eles estão se comunicando melhor, resolvendo problemas e compreendendo de forma mais clara os processos da empresa. Essa dinâmica faz parte do Lego Serious Play (jogo sério, em tradução livre), uma metodologia que traz o brinquedo para dentro do mundo dos negócios.

Neste mundo cada vez mais virtualizado e tecnológico temos vários lados positivos como também negativos. Dentre o lado negativo temos a FORMALIDADE EXCESSIVA e a possibilidade da PERDA DA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. Desta forma, o Lego Serious Play é um método criado com base nas teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, que possuem uma linha de pensamento que afirma que os indivíduos constroem seus próprios conhecimentos por meio de interações e ferramentas.

Inovação não pede licença e sempre exige de nós um espírito jovem e um olhar de criança. Fernando Parreiras, 2015

Além disso, a Lego Serious Play estimula a união entre exercícios manuais e cerebrais. Ao juntar as pequenas peças e pensar em conceitos, os indivíduos estimulam tanto o lado direito do cérebro (responsável pelos pensamentos lógicos), quanto o esquerdo (responsável pelo pensamento intuitivo e emocional).  O método geralmente parte das experiências individuais dos participantes para construção de sistemas complexos das empresas.

A metodologia é indicada para quem quer melhorar os processos de comunicação da empresa, realizar gestão de crises e materializar o cenário estratégico do negócio.

É possível, por exemplo, construir toda a cadeia de processos de uma companhia com as peças de Lego para entender como funcionam as dinâmicas com clientes, fornecedores e entre os diversos setores. Dessa forma, os executivos conseguem ter uma visão em 3D de todo o negócio, identificar papéis que precisam ser revistos e nortear a tomada de decisões em momentos de crise.

A história por trás da criação deste método é muito interessante. O dinamarquês Kjeld Kirk Kristiansen, presidente da Lego em 1990, queria rever o posicionamento estratégico da empresa já que as crianças estavam trocando o Lego por videogames.  Em parceria com o International Institute for Managment Development (IMD), da Suíça, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, eles criaram a metodologia Lego Serious Play, que utiliza as peças da marca como uma ferramenta para criar soluções visuais para empresas.

O método foi replicado em diversas empresas e instituições para comprovar sua eficácia e uma das primeiras experiências foi com os funcionários da NASA, agência espacial americana.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Gestão, Gestão de Projetos, Inovação, Liderança, Profissional e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.