Inteligência Artificial e suas aplicações

Ao falar de inteligência artificial, geralmente pensamos que é uma inteligência igual ao do homem criado de modo artificial como nos filmes de ficção. O fato é que DADOS é o novo ouro ou petróleo deste século em diante e que certamente irá desencadear grandes evoluções e também possíveis guerras diferentes das que acompanhamos até os dias de hoje.

É importante observar que referir a inteligência artificial também nos referimos a um ramo do conhecimento que também abrange linguística, psicologia e neurociência: a Ciência Cognitiva.

Penso eu, que a inteligência artificial vem praticamente para aumentar nossa capacidade de inteligência, ou seja, promover uma inteligência aumentada do qual aliada a nossa inteligência como humanos nos possibilita a ter maior rapidez, agilidade e armazenamento de conhecimento para uso em tomadas de decisões em qualquer setor da vida: Pessoal ou profissional.

Esse lance de cognição é a grande moda desse momento, digo nos últimos 2 anos e em alguns próximos, porém certamente de grande valia para a evolução da humanidade (ou robos). Falando de Ciência Cognitiva existem vários conceitos, todos eles bastante próximos. Diz-se que é o estudo interdisciplinar da mente e da inteligência, ou que é um estudo aprofundado das conexões do comportamento humano baseado em modelos/simulações através do método científico.

O objetivo básico dessa ciência é descrever e simular as principais disposições e capacidades da cognição humana como a linguagem, o raciocínio, a coordenação motora, a percepção, a direção do pensamento, etc. Desta forma, o que se espera dessa nova frente tratada dentro do cunho da tecnologia é AUTOMATIZAR O APRENDIZADO cada vez mais.

Outra grande aplicação da IA – Inteligência Artificial é a Interface Natural – O desenvolvimento de interfaces naturais é essencial ao uso natural de computadores por seres humanos. Seu desenvolvimento e reconhecimento do discurso, por exemplo, são importantes objetivos desta área. Ser capaz de conversar com computadores e robôs em linguagens humanas de conversação e conseguir que eles nos “compreendam” é uma meta da pesquisa da IA. Esta área de aplicação envolve pesquisa e desenvolvimento em
linguística, psicologia, informática e outras disciplinas.

Por fim a aplicação da IA na Robótica: – IA, engenharia e fisiologia são as disciplinas básicas da robótica. Estatecnologia produz máquinas-robôs com faculdades físicas semelhantes às humanas, inteligência de computador e controle por computador.

Nos próximos artigos darei exemplos de aplicação de IA na prática!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Inovação, Inteligência Artificial, Machine Learning, Profissional, TI - Tecnologia da Informação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.