Que o caminho do uso massivo de tecnologia por crianças e as novas gerações não tem volta isso já é sabido. A preocupação atual é o quanto essas crianças gastam tempo jogando e correndo o risco de serem em um futuro próximo jogadores patológicos. Este tipo de problema e suas correlações com o espectro impulsivo- compulsivo talvez seja um dos grandes problemas da humanidade nos próximos anos.
Porém, não estou aqui para escrever de coisas ruins, mas sim coisas boas! Que a empresa NINTENDO é uma das que mais me encantam não tenham dúvidas (rs). Desde que conheci o meu único e famoso SUPER NINTENDO (Nintendo) na adolescência e que fez parte da vida de vários nascidos na década de 80. Este video game chamado de SNES (Nintendo) foi lançado em 1990 e teve 49 milhões de unidades vendidas e os principais jogos como Super Mario World, Donkey Kong Country, Street Fighter II.
A NINTENDO também foi a criadora (2004) do Nintendo DS (Nintendo), o segundo mais vendido no mundo com 152 milhões de unidades, ficando atrás apenas no PLAYSTATION 2 (Sony) criado pela Sony (2000) com 153 milhões de unidades.
Agora em 2018 a empresa irá fazer o que eu sempre imaginei quanto a evolução da tecnologia. Como podemos aproximar cada vez mais o mundo REAL ao VIRTUAL? Isto para mim é o maior desafio da evolução tecnológica. É fácil imaginar e ver que a tecnologia tem ido cada vez mais para o mundo imersivo, o mundo em que faremos poucas coisas “físicas” e cada vez mais virtualizadas. Mas até que ponto isso é positivo para outros aspectos como a saúde corporal? A exploração da criação? A exploração da inteligência humana?
A NINTENDO então APRESENTA o NINTENDO LABO!
A Nintendo acha que o que vai revolucionar o mundo dos games a partir de agora é nada menos que o papelão. E isso é simplesmente FANTÁSTICO! Imagine você dizer ao seu filho ou a uma criança: Para jogar, você precisa montar e depois jogar! Isso é aproximar o mundo REAL do mundo VIRTUAL, tornando as crianças mais ativas, mais criativas e principalmente aproximar a família não importando a idade, sexo, crença, religião. Hahahahhaa! Isso é muito foda!
Essa é a proposta do Labo a nova iniciativa da empresa. Em uma mistura de origami com Arduíno, a marca de videogames quer que seus jogadores construa seus próprios controles usando apenas papelão fios.
Enjoy! Mais a frente vou tentar escrever mais novidades sobre isso.
Veja o video abaixo, INCRÍVEL! AMAZING!
Fernando Parreiras