O que há de bom no JiuJitsu e não enxergamos

Como já dito em artigos anteriores, o Jiu jitsu faz parte da minha vida. O Jiu-jitsu não é um simples esporte, é mais do que  uma Arte ou esporte Marcial, é uma maneira de mudar totalmente as nossas vidas. É muito comum ouvirmos falar que Jiu jitsu é um estilo de vida, eu mesmo falo muito isso. Porém, muitas pessoas não sabem o que é isso, alguns ainda confundem com treinamentos intensos, repetidas e exaustivas vezes ao dia, ou até mesmo fazem uma ligação com o surf devido ao esporte no Brasil ter se disseminado muito no Rio de Janeiro. O que geralmente não percebemos  é que os benefícios que o Jiu jitsu traz vai além do que podemos ver.

É comum encontrar nas academias relatos de que o maior benefício que o Jiu jitsu trouxe foi perda de peso ou flexibilidade corporal, ou até mesmo ganho de força e melhora no aspecto físico. É bem verdade que esse esporte nos fornece esses benefícios, mas o que muitos não enxergam é a melhora da saúde como um todo,  esquecendo que saúde não está apenas no que se vê, até porque geralmente não ouvimos alguém falar que treina para reduzir o colesterol, mas esse ainda é um fator visível, não pelo olhar humano, mas em exames clínicos.

Jiu.jpeg

O que é o grande êxito do Jiu-jitsu e que geralmente não percebemos é que os melhores ganhos são aqueles que não podemos ver ou diagnosticar. Em cima disso, a arte suave nos ensina a usar o seu corpo como uma unidade, e em uma sociedade em que a maior parte do nosso tempo é gasto sentado, dirigindo ou até mesmo trabalhando em um computador (este é meu caso), o corpo desenvolve alguns padrões que não são naturais ao ser humano e ainda prejudicam nossa saúde. A consciência corporal que esse estilo de vida com o Jiu-jitsu proporciona é impagável, e com esse aumento ganhamos força e mobilidade, que podem ser vistos nas salas de musculação ou até mesmo quando estamos na praia.

Além de todas as melhorias físicas vem os benefícios mentais, muitas das vezes esquecidos, porque para aprender a técnica deve-se repeti-la sucessivas vezes até que o movimento saia naturalmente na hora do rola, e isso depende de prática, empenho e principalmente superação e conhecimento do seu próprio corpo.

Jiu Jitsu ensina também a ter foco e determinação, porque fazer repetidas vezes o movimento ainda não é garantia que seja eficiente contra o oponente, possibilitando assim um conhecimento maior sobre as limitações de cada um, sem contar que essa Arte Marcial também serve como válvula de escape, porque é no tatame que se esquece dos problemas e do estresse da rotina, até porque quando você está com um armlock  (chave de braço) encaixado ou em um estrangulamento, a última coisa que se pensa é em contas ou naquele dia ruim de trabalho, é um tempo só seu e do seu corpo.

É visível que dentro de uma academia de Jiu-jitsu tem pessoas de diversas áreas, pensando de maneiras diferentes, com trabalhos diferente, mas todos os dias eles caminham para a academia, pela mesma razão – aprender Jiu-jitsu mesmo que sejam um faixa-preta. Essas mesmas pessoas, incluindo a mim mesmo, vamos à academia todos os dias para melhorar a saúde, capacidade de aprendizagem, e os níveis de estresse.

Por fim, podemos não estar pensando sobre os muitos benefícios que recebemos e não enxergamos, mas não importa se é visível ou não, os benefícios estão aí, acontecendo!

Ossssss!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Motivação, Pessoal, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.