Jiu-Jitsu no mundo corporativo

kimono.jpegQue o Jiu-Jitsu é um esporte indicado para pessoas de todos os tipo, sexos, raças, tamanhos e formas, ninguém duvida. Na suavidade de movimentos e complexidade no encaixe e escape dos golpes, a arte se torna ao mesmo tempo atraente e misteriosa. Com isso, nada mais justo que o esporte se encaixe em todas as rotinas, inclusive no corrido relógio dos empresários e executivos de todo o mundo.

A prática do Jiu-Jitsu nos obriga, e isso posso falar com propriedade, a treinar exercícios extras como musculação e cardio, a alimentar e manter uma dieta, a descansar para obter bons treinos de Jiu-Jitsu. O reflexo basicamente começa a aparecer nos primeiros meses de prática como o emagrecimento e fortalecimento muscular em todo o corpo.

Quando falamos do mundo corporativo nada melhor que o Jiu-Jitsu para lhe ajudar a enfrentar decisões e dias denominados difíceis. Por que isso acontece? Porque no Jiu-Jitsu, diferente da natação ou ginástica, o objetivo não é simplesmente gastar energia. Ao procurar aprender os golpes e vencer os colegas de treino, como num jogo, gastamos energia e fortalecemos corpo e mente sem perceber. Em resumo, este esporte nos ajuda a livrar do estresse ao gastar a energia com uma atividade física contagiante. Eu posso dizer: Eu sou viciado e tem dias que fico feliz em meio a complexas reuniões lembrar que “hoje é dia de Jiu-Jitsu!”

Hoje em meus 36 anos já são praticamente 17 anos de prática deste esporte. Me formei faixa-preta em Tae Kwon Do antes de conhecer o Jiu-Jitsu, e logo se tornou paixão até os dias atuais. De fato me sinto um menino e ganho muito energia por precisar comer e dormir melhor para treinar legal, naturalmente passamos a cultivar hábitos saudáveis. Isso ajuda no trabalho, no fim de semana, na vida como um todo.

Outro fator de ganho com o Jiu-Jitsu é a auto-confiança. Isso é importante para o mundo corporativo, pois passamos a encarar pessoas olho no olho, sem temor e com total respeito. Afinal, depois de tomar um bom amasso na academia, você vai passar a temer nada nem ninguém.

As vezes em nosso trabalho temos vontade de desistir, de jogar a toalha e achar que em outro local tudo é mais fácil. Porém, o Jiu-Jitsu nos mostra que tudo depende basicamente do nosso esforço. A cada dia de luta, vemos que cada problema, cada dificuldade, só serão solucionados com seu empenho e inteligência.

O esporte como um todo nos ajuda a superar traumas psicológicos, mas o Jiu-Jitsu nos une a novos amigos com profissões, idades, condições sociais, sexo, crenças totalmente diferentes e nos torna um só. O Jiu-Jitsu é a arte de exigir o máximo do corpo enquanto a mente descansa das tristezas e dificuldades.

E por fim, mesmo você sendo uma pessoa bem sucedida em seu trabalho ou em sua vida, você irá se ver como igual a qualquer outro no tatame, aumentando sua autoconfiança e o amor próprio, resgatando princípios e valores básicos mesmo que você seja uma pessoa extremamente vivida de experiências. Com um verdadeiro mestre ao seu lado, e a cada batalha vencida, aprendemos como é bom ouvir as palavras certas ou até mesmo as broncas na hora exata!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Motivação, Pessoal, Saúde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.