Resenha sobre o livro HOMODEUS

Este é um excelente livro, extremamente inteligente e que nos causa pensamentos e questionamentos de fato sobre a nossa evolução neste mundo.

Homo Deus: uma breve história do amanhã, do excelente autor Yuval Noah Harari,  (autor também do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade), volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. A utilização do “volta” é utilizado já que o livro Sapiens foi escrito primeiro.

Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto extremamente essencial para a atualidade: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos e tecnológicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente “repaginada”. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

Durante a leitura do livro, por vários momentos, tive que “guardar a minha fé” na existência de Deus e ensinamentos de Jesus, já que Harari traz vários questionamentos sobre religião, espiritualidade e crenças.

Aborda assuntos os mais díspares e antagônicos entre si, o que é preciso muita atenção na leitura. Harari ainda assim consegue fazer uma ligação entre eles muito sutil e inteligente. Aborda as principais teorias econômicas e filosóficas, contextualizando-as com as diversas religiões e momentos históricos e culturais distintos.

Harari vai da mais longínqua história de nossos ancestrais — há 70.000 anos atrás — , passando pela revolução causada pela descoberta da agricultura — há 20.000 anos — , mostrando a importância da invenção da escrita e da moeda — há 5.000 anos –, e vem analisando a evolução de nós, sapiens, à luz de cada descoberta científica, das religiões e da filosofia de cada época, inclusive as mais atuais como discussões econômicas.

Uma das melhores discussões no livro, na minha opinião, é sobre felicidade e divindade. Fica cada vez mais claro que felicidade não existe, e sim existem momentos rápidos de felicidade. Difícil escrever aqui sobre isso, mas basicamente poderemos um dia “comprar felicidade nas farmácias”.

As possibilidades do futuro de nós está indicando que a fusão cada vez maior do homem moderno com as tecnologias, está nos fazendo, sem perceber, dar um novo salto evolutivo, rápido, perigoso e cada vez mais deixando os valores humanos de lado.

Segundo o autor estaríamos evoluindo de Sapiens para Deus (por este motivo o título HOMODEUS) adorador de uma nova “Tecno-religião” que seria o Dataísmo, que resumiria os sentimentos, sensações e desejos humanos a algoritmos programados.

E nosso sucesso evolutivo futuro só seria assegurado pelo controle do maior número de dados possíveis que seriam utilizados na solução de problemas até hoje sem solução, como a própria mortalidade humana, a busca por ser Deus e a completa felicidade.

Vale a pena a leitura, enjoy!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 18 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Pessoal e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resenha sobre o livro HOMODEUS

  1. Pingback: Os meus livros para 2018 | Fernando Luis Parreiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s