Carta para meu 5º setênio – Sobre 35 anos.

No último 18.11.2016 terminei a minha juventude e dou início a uma nova etapa, a meia idade. Começa agora uma jornada do qual buscamos responder a um desafio: Qual o sentido e as direções do meu ser? 

Bem, preciso utilizar então meu próximo setênio até os 42 anos para responder a mim mesmo este desafio. Mas vou tentar deixar registrado o que aprendi e o que espero. O registro é para mim, não para outros, pois sou responsável pelo meu SER. Porém, deixo em forma de gratidão caso sirva de inspiração para ao menos uma pessoa neste universo.

Nesta data de aniversário nossa cultura faz com que as pessoas me enviem mensagens e felicitações, isso é ótimo, mas o que será que eu me desejaria de aniversário? Ou além, se o setênio fosse uma pessoa, o que ele me desejaria?

Sr. Setênio, tive um período incrível, desafiador, e acredito estar próximo de encontrar meu SER. Tenho várias preocupações e reflexões, mas percebi que tenho dado uma importância menor para as coisas materiais e uma busca maior para os sentimentos e relações. Este é o caminho? Sei que se você, setênio, pudesse me responder diria: “Viva, tenha atitude, disciplina diária, planejamento e determine sentidos baseados em equilibrar razão e emoção para que tenha sucesso na direção e propósitos de sua vida.”

Mas queria dizer a você setênio que meus sonhos e propósitos materiais ainda existem, e que isso não é errado. Entendi que sonhar comprar uma Ferrari esteja distante financeiramente, mas mesmo que estivesse próximo não faria mais sentido. Vi que chegou a hora de aposentar os bonés, calças com vários bolsos e coloridas, gravatas exageradas, sapatos excessivamente bicudos. Vi que tenho aderido ao minimalismo, e como exemplo usado somente preto, branco e cinza. Mesmo sabendo que minimalismo é mais que isso, mas estou no início deste caminho.

É hora de aproveitar o que as pesquisem dizem: a idade dos 35 anos é a mais feliz! Chego nessa idade com boa saúde, um bom emprego, um ótimo casamento, uma família que traz paz e poucos amigos mais que irmãos.

Começo a sentir os limites do corpo, e todo cuidado agora é pouco. Agora, seguir o estilo de vida saudável e esportista adquirido desde jovem é obrigação, sendo praticado com a mesma disciplina e dedicação. É fato que agora preciso usar mais a sabedoria que a força na prática do Jiu-jitsu, mas com a mesma satisfação em produzir endorfina.

Chegou a hora de reduzir as ambições externas, aprende a atuar seletivamente e aproveita melhor as oportunidades. Ser mais realista, e ter mais capacidade de concentração.

Minha procura agora tem sido em buscar sentidos e direções para curtir as jornadas por onde passar. É planejar propósitos mais reais para o TER, e buscar cada vez mais o SER. Meu coração também tem me falado para ajudar mais a todos os tipos de seres que habitam este universo. Essa deve ser minha forma de equilibrar a razão e a emoção. 

Enfim, o mais importante é:

CURTIR A JORNADA POR ONDE PASSAR!
E NÃO HÁ JORNADA FÁCIL

Vamos em frente! Espero que tenha no mínimo mais 35 anos de vida. Enjoy! 

4 comentários em “Carta para meu 5º setênio – Sobre 35 anos.

Adicione o seu

  1. Fernando, boa tarde!!!
    Tudo bem???
    Trabalhamos na mesma, cruzamos algumas vezes em eventos no Orion, trocamos apertos de mãos, e algumas palavras.
    Lendo este texto, me pus a refletir, sobre sonhos, ambições e até mesmo sobre nossos limites e o que fazemos para alcançar nossas metas.
    Simplesmente Fantástico…
    Um grande abraço.
    Marcelo Appolinario

    Curtir

  2. Boa noite, Fernando.
    Seu texto me fez refletir no melhor sentido da palavra, trabalho, metas, ambições, sucesso, fracassos, limites e sonhos……..
    Parabéns pelo texto, não tinha idéia que meu antigo chefe é um pouco de poeta, filósofo e um ser humano incrível.
    Abraço,
    Sandra Teles

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: