Inovar, coisa de louco, visionário e de pessoas inteligentes?! Na verdade, um pouco de tudo isso em um mesmo ser, assim que penso. Acredito que todos nós podemos inovar, criar e inventar algum produto ou serviço que gere valor.
Com base em estudos dos grandes mestres da inovação do século passado, escolhi alguns que já são extremamente conhecidos e outros não, mas que é sempre bom relembrar e tê-los como exemplos:
1 Pierre du Pont percebeu que sua empresa precisava gerir melhor o dinheiro que movimentava. Sob sua direção (entre 1902 e 1940), a DuPont desenvolveu a moderna contabilidade empresarial.
2 A primeira linha de produção em massa de automóveis surgiu quando Henry Ford fundou sua própria empresa, em 1903. Ford criou um gigante empresarial, promoveu o estabelecimento de várias indústrias e se constituiu num símbolo da produção industrial no século 20.
3 A campanha de marketing agressiva feita pela Bayer em 1910 mudou a natureza da indústria farmacêutica. A empresa se opôs à American Medical Association e difundiu para o público a relação entre seu mais famoso produto, a aspirina, e o nome da marca.
4 Em 1922 era lançada a revista Harvard Business Review. Wallace Dohan, vice-reitor da Universidade Harvard, foi o responsável pela criação de uma das maiores referências do mundo da gestão.
5 Em 1924, Thomas Watson mudou o nome de sua empresa de Computing-Tabulating-Recording Company para International Business Machines (IBM). Um detalhe: o nome mostrava simplesmente a ambição da empresa, já que ela, na verdade, não tinha operações internacionais naquela época.
6 No fim da década de 20, Walt Disney queria dar o nome de Mortimer ao camundongo que acabara de criar. Só aceitou o nome Mickey depois de muita insistência por parte de sua mulher, Lilian.
7 Quando Masaru Ibuka e Akio Morita criaram a Tokyo Tsushin Kogyo, depois da Segunda Guerra Mundial, sua primeira decisão estratégica foi a de escrever a filosofia da empresa. Seus primeiros produtos – componentes de rádio e uma panela para cozinhar arroz – não deram certo. Mas a filosofia da Sony perdura até hoje.
8 A reprodução de imagens por meio de processos xerográficos foi feita por um sujeito chamadoChester Carlson. Em 1947, a empresa Haloid Co. adquiriu a licença para usar sua patente. Anos depois, lançou a primeira copiadora xerográfica e mudou o nome da empresa para Xerox Corp.
9 Quando a Polaroid lançou sua primeira câmara instantânea, em 1948, decidiu corajosamente vendê-la por 89,75 dólares – 87 dólares a mais que a câmara concorrente da Kodak. O estoque inicial de 56 unidades foi completamente vendido logo no primeiro dia.
10 Ray Kroc gostava tanto dos hambúrgueres, das batatas fritas e dos milk shakes vendidos por Mac e Dick McDonald, na Califórnia, que decidiu abrir seu próprio restaurante, em 1955. A McDonald’s Corporationcriou um vasto mercado global para o negócio de fast food.
11 Em 1970, Spencer Silver, da 3M, inventou o Post-it. Só nove anos depois Arthur Fry reconheceu sua utilidade, transformando o Post-it numa máquina de fazer dinheiro.
12 Akio Morita, da Sony, lançou o walkman em 1979, depois de perceber que os jovens gostavam de ouvir música onde quer que estivessem.
Deixe um comentário