Inovações do século passado que transformaram o mundo

Inovar, coisa de louco, visionário e de pessoas inteligentes?! Na verdade, um pouco de tudo isso em um mesmo ser, assim que penso. Acredito que todos nós podemos inovar, criar e inventar algum produto ou serviço que gere valor.

Com base em estudos dos grandes mestres da inovação do século passado, escolhi alguns que já são extremamente conhecidos e outros não, mas que é sempre bom relembrar e tê-los como exemplos:

1 Pierre du Pont percebeu que sua empresa precisava gerir melhor o dinheiro que movimentava. Sob sua direção (entre 1902 e 1940), a DuPont desenvolveu a moderna contabilidade empresarial.

2 A primeira linha de produção em massa de automóveis surgiu quando Henry Ford fundou sua própria empresa, em 1903. Ford criou um gigante empresarial, promoveu o estabelecimento de várias indústrias e se constituiu num símbolo da produção industrial no século 20.

3 A campanha de marketing agressiva feita pela Bayer em 1910 mudou a natureza da indústria farmacêutica. A empresa se opôs à American Medical Association e difundiu para o público a relação entre seu mais famoso produto, a aspirina, e o nome da marca.

4 Em 1922 era lançada a revista Harvard Business Review. Wallace Dohan, vice-reitor da Universidade Harvard, foi o responsável pela criação de uma das maiores referências do mundo da gestão.

5 Em 1924, Thomas Watson mudou o nome de sua empresa de Computing-Tabulating-Recording Company para International Business Machines (IBM). Um detalhe: o nome mostrava simplesmente a ambição da empresa, já que ela, na verdade, não tinha operações internacionais naquela época.

6 No fim da década de 20, Walt Disney queria dar o nome de Mortimer ao camundongo que acabara de criar. Só aceitou o nome Mickey depois de muita insistência por parte de sua mulher, Lilian.

7 Quando Masaru Ibuka e Akio Morita criaram a Tokyo Tsushin Kogyo, depois da Segunda Guerra Mundial, sua primeira decisão estratégica foi a de escrever a filosofia da empresa. Seus primeiros produtos – componentes de rádio e uma panela para cozinhar arroz – não deram certo. Mas a filosofia da Sony perdura até hoje.

8 A reprodução de imagens por meio de processos xerográficos foi feita por um sujeito chamadoChester Carlson. Em 1947, a empresa Haloid Co. adquiriu a licença para usar sua patente. Anos depois, lançou a primeira copiadora xerográfica e mudou o nome da empresa para Xerox Corp.

9 Quando a Polaroid lançou sua primeira câmara instantânea, em 1948, decidiu corajosamente vendê-la por 89,75 dólares – 87 dólares a mais que a câmara concorrente da Kodak. O estoque inicial de 56 unidades foi completamente vendido logo no primeiro dia.

10 Ray Kroc gostava tanto dos hambúrgueres, das batatas fritas e dos milk shakes vendidos por Mac e Dick McDonald, na Califórnia, que decidiu abrir seu próprio restaurante, em 1955. A McDonald’s Corporationcriou um vasto mercado global para o negócio de fast food.

11 Em 1970, Spencer Silver, da 3M, inventou o Post-it. Só nove anos depois Arthur Fry reconheceu sua utilidade, transformando o Post-it numa máquina de fazer dinheiro.

12 Akio Morita, da Sony, lançou o walkman em 1979, depois de perceber que os jovens gostavam de ouvir música onde quer que estivessem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: