Inovação: 10 problemas que serão resolvidos até 2025

É sempre difícil e arriscado fazer previsões e se de fato estas inovações darão certo, e não simplesmente serão invenções. Afinal de contas, há uma série de variáveis que entram no caminho e mudam tudo. Mesmo assim, encontrei um artigo na Thomson Reuters IP & Science, olhando patentes e publicações em jornais científicos para analisar as 10 inovações mais impactantes que eles acreditam que irão mudar o mundo até 2025.

Redução de demência

Muitos acreditam que a demência pode ser um dos problemas de saúde mais sérios do futuro. A Organização Mundial da Saúde espera que o número de casos triplique até 2050. Mas a Thomson Reuters é mais otimista em relação a esse quadro e acredita que surgirão tratamentos que evitarão o problema. Eles acreditam que os exames irão evoluir e conseguir prevenir a mutação nos cromossomos, evitando a patologia.

Energia solar em todos os lugares

A instituição diz que até 2025 a principal fonte de energia elétrica do mundo será a solar. Além de fornecer energia, ainda ajudará a aquecer prédios, águas e outras coisas, segundo o estudo.

Prevenção de diabetes tipo 1

Apesar de não ser tão comum quanto a Tipo 2, a Tipo 1 ataca em idades jovens e está se espalhando a uma velocidade muito rápida – o motivo ainda não está claro. Mas a Thomson Reuters dá esperança para que no futuro crianças não dependam de insulina. Ela acredita que encontraremos sistemas de engenharia para editar e corrigir genomas antes que o problema se espalhe.

Sem mais escassez de alimentos

Eles acreditam que até 2025 teremos colheitas geneticamente modificadas crescendo mais rapidamente graças à iluminação artificial, que deve emanar ondas de luz específicas que ajudarão os receptores dos vegetais a fazerem a fotossíntese.

Vôos elétricos simples

Até 2025 poderemos ir a outros lugares voando em pequenos aviões elétricos, alimentados por baterias de lítio e por hidrogênio.

Completamente conectados

Até lá, a Internet das Coisas não será mais “algo do futuro”, mas sim uma realidade do dia a dia com todos os tipos de dispositivos conectados à internet.

Adeus, lixo plástico

Na visão otimista Thomson Reuters, em um breve futuro o plástico será completamente substituído por uma biodegradável celulose de plantas.

Remédios mais efetivos

A química e a medicina estão evoluindo de tal forma que na próxima década teremos remédios completamente personalizados e feitos para os tipos mais específicos de problemas e para combater as mais específicas mutações.

Mapeamento completo de DNA

Crianças nascidas a partir de 2025 terão seu DNA testado continuamente ao longo da vida, graças a nano-sondas inseridas em seus corpos.

Teletransporte testado

OK, talvez o teletransporte não esteja pronto até lá, mas o teletransporte quântico deverá estar sendo testado em níveis avançados até lá.

Quem quiser estudar um pouco mais, só acessar o incrível site da FAST COMPANY (em inglês). Bons novos conhecimentos a todos!

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Como profissional, formado e certificado nas áreas de ADMINISTRAÇÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. Formado em Desenho Industrial, Administração de Empresas e Pós-Graduado em PROJETOS e INOVAÇÃO com algumas certificações técnicas em TI (Tecnologia). Mais de 15 anos de experiência, atualmente Executivo na AeC responsável pelas áreas de TI, TELECOM, SISTEMAS e PMO (Escritório de Projetos). Como pessoa, um praticante assíduo de um estilo de vida saudável seguindo os conceitos e práticas dos atletas. Apaixonado e praticante de esportes de luta, formado como faixa-preta em Tae Kwon Do e Brazilian Jiu-Jitsu.
Esse post foi publicado em Inovação, Profissional e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s