Inovar, o próximo passo do inventar.

Muito se fala de inovação nos últimos tempos, nas últimas décadas e anos, principalmente quando se fala que estamos no século XXI. A questão é que inovar é feito desde que o mundo é mundo, universo é universo ou galáxia é galáxia. Para aqueles que acreditam, incluindo-me, Deus é um grande inovador ao criar este universo, mundo e nós mesmos como humanos.

Quando crianças o que mais fazemos é inventar, até mesmo “mentiras” ou criações psicológicas do nosso próprio mundo. Ao ficarmos mais esclarecidos, evoluir e agregar mais experiências da vida, temos o objetivo de ganhar dinheiro. E é este dos passos ou objetivos para passarmos a entender que precisamos inventar algo que gere valor, que traga resultados, ou seja, INOVAR.

Dentre várias definições que encontramos ao pesquisar, a que mais me identifico é uma que apresento em uma de minhas palestras que define:

inovacao_fernandoparreiras

A inovação é algo bem mais complexo que inventar, pois precisa gerar valor de modo que as pessoas ou empresas acreditem, apostem e invistam naquele produto ou serviço oferecido. Geralmente quando se fala de inovação logo pensamos em tecnologia, errado. O que pode acontecer que nos traz o entendimento que TECNOLOGIA é INOVAR é que nos tempos atuais é difícil alguma parte de um processo ou serviço não passar por tecnologia.

Porém, podemos inovar em MODELOS DE APRENDIZAGEM, SAÚDE, ECONOMIA COMPARTILHADA, TECNOLOGIA entre outros.

Um dos exemplos que cito a respeito de inovação em MODELOS DE APRENDIZAGEM são as aplicações de DESIGN THINKING utilizando métodos de jornadas de usuários aplicados a uma metodologia de LEGO SERIOUS PLAY (Ver em outro artigo sobre este método).

Em SAÚDE hoje fala-se muito em NANOROBÓTICA, BIOESTAMPA e EXOESQUELETO.  Já em Economia compartilhada (um assunto já utilizado em outros séculos e muito comum agora devido principalmente a escassez se recursos naturais), vemos sites especializados no tema voltados para compartilhamento de livros, conhecimento, habilidades entre outros.

O tema TECNOLOGIA é mais “visual” para nós como usuários e consumidores. Neste tipo de inovação temos grandes exemplos atuais como UBER, AIRBNB, as impressoras 3D, oculos 3D utilizando realidade aumentada e a exploração espacial.

Bem, falar de INOVAÇÃO é algo extraordinário e prazeroso. Mas para que o artigo fique curto e de leitura rápida e fácil, paro por aqui e iremos explorar os temas em outros artigos. Se quiser ver a apresentação sobre INOVAÇÃO veja em meu PREZI no link https://prezi.com/cledupthdsha/fernando-parreiras/# e faça bom proveito.

Há, mas não se esqueça:

INOVAÇÃO NÃO PEDE LICENÇA, e sempre exigirá de nós um espírito jovem e um olhar de criança.

Fernando Parreiras

 

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Como profissional, formado e certificado nas áreas de ADMINISTRAÇÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. Formado em Desenho Industrial, Administração de Empresas e Pós-Graduado em PROJETOS e INOVAÇÃO com algumas certificações técnicas em TI (Tecnologia). Mais de 15 anos de experiência, atualmente Executivo na AeC responsável pelas áreas de TI, TELECOM, SISTEMAS e PMO (Escritório de Projetos). Como pessoa, um praticante assíduo de um estilo de vida saudável seguindo os conceitos e práticas dos atletas. Apaixonado e praticante de esportes de luta, formado como faixa-preta em Tae Kwon Do e Brazilian Jiu-Jitsu.
Esse post foi publicado em Inovação, Profissional e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s