IoT (Internet of Things) INTERNET DAS COISAS

Dentre esses estudos de inovação dos últimos 2 anos, tenho estudado o IoT (Internet of Things) INTERNET DAS COISAS. Por teoria, o IoT é a rede de objetos físicos dotados de componentes eletrônicos, como sensores e softwares, capazes de coletar e trocar dados entre si e com o usuário.

Em várias leituras dizem que o IoT é o futuro da internet, mas na minha visão este futuro é o presente atual e que a internet deverá ser item tão crucial quanto água e energia para aproveitarmos globalmente os benefícios do IoT.IoT

O IoT é a forma de conectar objetivos e produtos do mundo real ao mundo virtual, por meio de sensores (RFID), dispositivos, aplicativos, etc. O principal objetivo é “criar inteligência” entre aparelhos e produtos possibilitando interações entre humanos e outros produtos de qualquer localidade e qualquer hora, através da oferta de intercomunicação fornecendo informações de status, localização, funcionalidades, problemas, ações diretas, etc.Para entender um pouco melhor, todos nós usuários das redes sociais já passamos por alguma experiência de IoT. Por exemplo, quando escutamos uma boa música em nossos dispositivos e compartilhamos nas redes sociais para que outros visualizem e tenham aquela dica, isso é IoT. Outro exemplo é aquele amigo corredor que usa seu Tenis NIKE e utiliza o NIKE PLUS: Talvez ele não saiba, mas ele está utilizando do IoT para fazer seu tênis comunicar com aplicativos e consequentemente compartilhar seu percurso, tempo, calorias, etc., nas redes sociais.

Até 2020, são estimados mais de 30 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas.

O IoT de fato trará muitos benefícios globalmente, porém a capacidade de gerar problemas e graves riscos são enormes em relação a segurança. Por exemplo, a invasão por hackers não será somente em servidores e computadores, mas agora eles poderão acessar o fogão, a geladeira, o chuveiro e por aí vai, ou seja, tudo que estiver envolvido no IoT.

Falando de Brasil o desafio é ainda maior devido a capacidade da nossa internet. Temos uma das piores redes de internet do Brasil quando dizemos de capacidade e velocidade, ou seja, o IoT é uma realidade e o Brasil precisa se adaptar ainda mais rápido.

Os desafios do IoT são excepcionais e podem contribuir de forma significativa para as economias globais, acelerando a produtividade e promovendo uma maior distribuição de conhecimento entre a humanidade.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Como profissional, formado e certificado nas áreas de ADMINISTRAÇÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. Formado em Desenho Industrial, Administração de Empresas e Pós-Graduado em PROJETOS e INOVAÇÃO com algumas certificações técnicas em TI (Tecnologia). Mais de 15 anos de experiência, atualmente Executivo na AeC responsável pelas áreas de TI, TELECOM, SISTEMAS e PMO (Escritório de Projetos). Como pessoa, um praticante assíduo de um estilo de vida saudável seguindo os conceitos e práticas dos atletas. Apaixonado e praticante de esportes de luta, formado como faixa-preta em Tae Kwon Do e Brazilian Jiu-Jitsu.
Esse post foi publicado em Profissional e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para IoT (Internet of Things) INTERNET DAS COISAS

  1. Pâmela Cruz disse:

    U are the man, i believe and trust u.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s