Portais Web 2.0: uma rápida visão

Estamos em uma nova era da comunicação através da Internet, esta chamada WEB 2.0. O ambiente Web 2.0 traz como principal mudança o aspecto das pessoas mudarem o seu papel de serem simplesmente leitores para atuarem como colaboradores de conteúdos e gerarem produtos de qualidade com o olhar crítico no valor da informação. É um novo conceito de colaboração e um importante passo para a gestão do conhecimento organizacional. Esse conceito provoca as seguintes mudanças básicas, principalmente na atuação em conjunto de todos os profissionais da empresa, que agora passam a ser colaboradores do gestão do conhecimento:

  • Autonomia e agilidade para alteração e inserção de seus conteúdos, sem dependência da TI;
  • Disciplina para o cumprimento das boas práticas preconizadas para esse ambiente;
  • Seleção, elaboração e exposição adequadas de suas informações;
  • Atuarem como agentes dessa transformação e agregarem propósito de valor para os seus processos de trabalho e para a Empresa.

 Com base neste princípio de colaboração e gestão do conhecimento através do reconhecimento do valor da informação,  as empresas tem buscado adotar a mudança de seus Portais adotando Soluções Corporativas voltadas para a Gestão da Informação, conhecimento e colaboração.

A Microsoft possui o Microsoft SharePoint Server 2010 que permite integrações com Soluções de Mensageria e comunicação, tais como Microsoft Commnunicator Server e Microsoft Exchange 2010 que tem como objetivo prover uma única solução de gestão de conhecimento e informação através de Portais de Colaboração.

Este novo conceito de WEB 2.0, sob a minha visão, possui o propósito de ser um novo ambiente que facilite a comunicação da Empresa, com alinhamento ao seu planejamento estratégico, e fortalecimento da marca do cliente, estabelecendo os seguintes padrões básicos: 

  • Padronização de templates de sites e de seu visual;
  • Orientação pelo Manual de Boas Práticas para utilização adequada do ambiente;
  • Respeito à identidade visual e marca;
  • Facilidade de uso (usabilidade) e colaboração da informação.
Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Bacharel em Desenho Industrial e Bacharel em Administração de empresas. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos e Inovação, MBA Executivo e Mestre na área de Tecnologia. Formações pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Newton Paiva, BI International, Stanford University e Penn State. Mais de 15 anos de experiência atuante no mercado de Tecnologia, Projetos e Inovação. Praticante e disciplinado em um estilo de vida saudável e esportista com formação como faixa-preta em JIU-JITSU e TAE KWON DO.
Esse post foi publicado em Portais e Colaboração, Profissional, TI - Tecnologia da Informação e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s