Estamos em uma nova era da comunicação através da Internet, esta chamada WEB 2.0. O ambiente Web 2.0 traz como principal mudança o aspecto das pessoas mudarem o seu papel de serem simplesmente leitores para atuarem como colaboradores de conteúdos e gerarem produtos de qualidade com o olhar crítico no valor da informação. É um novo conceito de colaboração e um importante passo para a gestão do conhecimento organizacional. Esse conceito provoca as seguintes mudanças básicas, principalmente na atuação em conjunto de todos os profissionais da empresa, que agora passam a ser colaboradores do gestão do conhecimento:
- Autonomia e agilidade para alteração e inserção de seus conteúdos, sem dependência da TI;
- Disciplina para o cumprimento das boas práticas preconizadas para esse ambiente;
- Seleção, elaboração e exposição adequadas de suas informações;
- Atuarem como agentes dessa transformação e agregarem propósito de valor para os seus processos de trabalho e para a Empresa.
Com base neste princípio de colaboração e gestão do conhecimento através do reconhecimento do valor da informação, as empresas tem buscado adotar a mudança de seus Portais adotando Soluções Corporativas voltadas para a Gestão da Informação, conhecimento e colaboração.
A Microsoft possui o Microsoft SharePoint Server 2010 que permite integrações com Soluções de Mensageria e comunicação, tais como Microsoft Commnunicator Server e Microsoft Exchange 2010 que tem como objetivo prover uma única solução de gestão de conhecimento e informação através de Portais de Colaboração.
Este novo conceito de WEB 2.0, sob a minha visão, possui o propósito de ser um novo ambiente que facilite a comunicação da Empresa, com alinhamento ao seu planejamento estratégico, e fortalecimento da marca do cliente, estabelecendo os seguintes padrões básicos:
- Padronização de templates de sites e de seu visual;
- Orientação pelo Manual de Boas Práticas para utilização adequada do ambiente;
- Respeito à identidade visual e marca;
- Facilidade de uso (usabilidade) e colaboração da informação.
Deixe um comentário