Portais Web 2.0: alguns pontos importantes

Na maioria dos casos, o cenário anterior a adotação de uma empresa ao Web 2.0 é que a empresa já contava com um portal de Intranet, porém baseado em tecnologias obsoletas (html puro sem ferramentas de gestão de conteúdo, com visual datado e baixa visitação). O portal era pouco utilizado e agregava pouco à empresa, por possuir difícil atualização e uma administração excessivamente centralizado. Não era uma ferramenta que de fato provia colaboração e captura de conhecimento.

 
Com base no cenário acima, é fato que as empresas busquem adotar o Web 2.0 com o objetivo principal de gestão de conhecimento através da adoção de um Portal, como um caminho para prover um ponto único de acesso à informação dentro do ambiente corporativo, que não só seja atraente e fácil de usar mas facilmente atualizável, o que mantém sua relevância (e portanto sua visitação) alta.
 

O mais importante antes de iniciar um projeto de Web 2.0 ou Portal Corporativo é entender que não se trata simplesmente de uma instalação de software, seja qual for, mas sim um projeto de Conceito, Usabilidade, Arquitetura da Informação e mudança cultural através de ações importantes tais como:

-levantamento, compreensão e implementação de uma arquitetura da informação estruturada, provendo organização e acesso fácil a conhecimento da organização;

-Implementação de um layout visual atraente e de fácil manutenção, refletindo a arquitetura;

-estudo e implementação de uma infraestrutura robusta para suportar altíssimo número de acessos;

-Adoção de uma Solução tecnológica simples e já com alto “poder de fogo”. neste caso a implementação do sharepoint através de diversas web parts customizadas que extendem suas capacidades visuais de multimídia, publicação de conteúdo e auditoria;

-capacitação dos membros da empresa para atuarem, na prática, como provedores e não somente consumidores de conteúdo, habilitando-os no uso técnico do SharePoint e em âmbitos como web writing e arquitetura da informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: