O que é um projeto?

 Muitas coisas, por exemplo. Como, pensar na construção de uma estação espacial para ficar na órbita da Terra. Ou realizar um grande evento onde se mobiliza milhões de pessoas como um show de Rock; Escrever um livro; Fazer uma viagem, enfim.

De acordo com o PMBOK (2008), “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”

Portanto, projetos alocam recursos ao longo do tempo, compatibilizando-

os com o planejamento orçamentário, que é desenvolvido pela área e/ou departamento responsável pela sua execução, bem como pela integração com outros departamentos da empresa.Faz parte de todo projeto considerar datas de inicio e término previamente estabelecidas, assim como a existência de uma coordenação para se obter um resultado final, ao qual foram destinados recursos necessários para o seu desenvolvimento. O estabelecimento dos projetos em uma organização proporciona ao executivo da empresa condições de identificar e operacionalizar os planos de ação que a empresa irá desenvolver, com o objetivo de alcançar os resultados esperados.
 

Para toda empresa, existem diversas dúvidas quanto à realização de determinado projeto, porém três questões são fundamentais na proposta:
– Que produto e/ou serviço será fornecido?
– Quanto tempo será o período de confecção?

– Qual será o custo?

Às vezes, um projeto precisa ser suspenso ou prorrogado, por causa de acidentes, eventos imprevistos, falta de recursos, ou ainda porque a estimativa do prazo foi incorreta. Estas dificuldades podem ser contornadas em alguns casos. No entanto, os prazos são inflexíveis em outros casos, tornando o PRAZO como prioridade para aquele projeto em reção as 3 principais varáveis (Escopo, Prazo e Custo) . Eleições e Olimpíadas oferecem o melhor exemplo.

O que aconteceria se não fosse realizado no dia determinado?

Apesar das dificuldades, a diminuição da margem de erro na previsão dos tempos, e a conclusão, dentro do prazo, devem ser perseguidas como ideais da administração de projetos.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações desruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, Gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Acadêmico, Gestão de Projetos, Profissional e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.