Incerteza e Complexidade em projetos

Todo projeto a ser desenvolvido possui um componente de incerteza, que pode ser visualizado como forma de escala.
À medida que o desconhecimento de um futuro projeto é maior, conseqüentemente, o risco e a incerteza tenderão na mesma proporção, pois isto afeta também a questão de se fazer previsões em relação ao êxito do projeto.

Alguns projetos são conduzidos para lidar com incertezas pelas quais se verifica que a solução para o projeto é desconhecida desde o início.

Este é o caso dos projetos de pesquisa na área de medicamentos ou da cura de doenças, como câncer e aids. Estes projetos são fáceis de identificar onde começam, mas não onde terminam, sabendo-se pouco sequer se algum tipo de resultado vai ser conseguido por meio deles. Tão grande é a incerteza, que a incapacidade de se alcançar um resultado prático não é considerada como fracasso, e nem mesmo a justificativa para se interromper determinada pesquisa, sendo apenas, a princípio, uma forma de aprendizagem.

O processo de incerteza é inerente a todos os tipos de projetos, sendo este elemento responsável, entre outras coisas, pelo descumprimento de prazos e orçamentos.

Alguns projetos podem ser caracterizados como complexos, em virtude do número de variáveis que podem vir a constituí-lo.
Pode-se ressaltar também o seguinte detalhe:

– Projetos que envolvem poucas pessoas durante pouco tempo, as quais trabalham em locais de grande distância geográfica, podem ser muitas vezes complexos;

– Projetos que exigem muitas pessoas de áreas diferentes, durante muito tempo, para trabalharem em conjunto, são projetos também complexos.

Do mesmo modo que a incerteza, a complexidade também pode ser medida por meio de escala.

Eis algumas variáveis que normalmente fazem parte de um projeto complexo:
– Multidisciplinaridade;

– Tipo de pessoal envolvido;

– Distância geográfica;

– Diversidade e volume de informações;

– Número de organizações envolvidas.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Como profissional, formado e certificado nas áreas de ADMINISTRAÇÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. Formado em Desenho Industrial, Administração de Empresas e Pós-Graduado em PROJETOS e INOVAÇÃO com algumas certificações técnicas em TI (Tecnologia). Mais de 15 anos de experiência, atualmente Executivo na AeC responsável pelas áreas de TI, TELECOM, SISTEMAS e PMO (Escritório de Projetos). Como pessoa, um praticante assíduo de um estilo de vida saudável seguindo os conceitos e práticas dos atletas. Apaixonado e praticante de esportes de luta, formado como faixa-preta em Tae Kwon Do e Brazilian Jiu-Jitsu.
Esse post foi publicado em Acadêmico, Gestão de Projetos, Profissional e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Incerteza e Complexidade em projetos

  1. Elaine disse:

    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s