DEFININDO AS METAS DO PROJETO

 As metas de um projeto geralmente são chamadas de objetivos, requisitos ou resultados práticos. Pode acontecer dos significados dessas palavras serem confundidos, mas há uma diferença entre os termos. Metas e objetivos são o propósito pelo qual se empreende um projeto, e descrevem o resultado final do projeto.

Exemplos:

– “Aumentar o espaço no depósito para acomodar a nova linha de produtos para distribuição”.

– “Agilizar mais as propostas sobre os serviços de candidatura a empréstimos”.

Em outras palavras, a finalidade do projeto é fazer algo ou cumprir algo – uma meta !

As metas descrevem o que você está tentando fazer, realizar ou produzir. As metas e os objetivos devem ser declarados em termos tangíveis. Se a meta é aumentar o espaço no depósito, seria melhor dizer que a meta é construir quatro novos depósitos. Descrever o número de novos depósitos a serem construídos é algo específico e tangível.

Outro exemplo seria o exemplo de oferecer aprovações de empréstimos mais ágeis pode ter uma declaração mais eficiente ao afirmar que a empresa oferecerá aplicações de empréstimos através da Internet para agilizar o processo de aplicações.

O importante de tudo isto é que as metas e objetivos podem ser combinados e chamados tão somente de metas, e o principal é que você entenda qual é a finalidade do projeto e como saber se ele está sendo realizado.

As metas devem seguir a seguinte regra, chamada de SMART:

S – Specific (Específica) – As metas devem ser específicas e redigidas em termos claros, concisos, compreensíveis e incluídas no termo de abertura e na declaração de escopo. Os projetos existem para criar um produto ou serviço único e específico, de alguma forma não existiam antes.

M – Measurable (Mensurável) – As metas devem ser mensuráveis. Os resultados práticos do projeto ou fase do projeto podem ser comparados com os resultados finais.

A – Accurate  (Exato) – As metas devem ser exatas e descrever com precisão as necessidades. A verificação e avaliação dos requisitos e dos resultados práticos são usadas para determinar a precisão e também para saber se o projeto está se desenvolvendo conforme o planejado.

R – Realistic and Tangible (Realistas e Tangíveis) – As metas impossíveis de realizar não são realistas nem alcançáveis. As metas devem estar centralizadas na realidade. E improvável que você e eu enviemos naves espaciais repletas de confeitos de chocolate para vender aos turistas que estiverem visitando a lua, em algum momento do futuro. Os projetos são únicos e geram produtos ou serviços tangíveis. As três restrições válidas para todo projeto ajudam a definir metas e requisitos realistas, com base nas limitações impostas ao projeto.

T – Time Bound (Limite de tempo) – As metas devem ter um prazo com uma data de término. Os projetos são executados em prazos específicos, com datas de início e fim definidas.

Anúncios

Sobre Fernando Luis Parreiras

Profissional com atuação em gestão de tecnologias e inovações, acumula experiência de mais de 18 anos executando, entregando e gerindo projetos com times de gênios em tecnologias e inovações disruptivas. Mestre em Empreendedorismo e inovação, formado em Desenho Industrial e Administração de empresas, possui especializações em Projetos, Inovação, Empreendedorismo, gamification, gestão executiva e de pessoas. Atuou em grandes empresas e projetos de alta complexidade, é entusiasta e praticante formado faixa preta em esportes de lutas e evangelizador de uma vida saudável.
Esse post foi publicado em Gestão de Projetos, Profissional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.