As metas de um projeto geralmente são chamadas de objetivos, requisitos ou resultados práticos. Pode acontecer dos significados dessas palavras serem confundidos, mas há uma diferença entre os termos. Metas e objetivos são o propósito pelo qual se empreende um projeto, e descrevem o resultado final do projeto.
Exemplos:
– “Aumentar o espaço no depósito para acomodar a nova linha de produtos para distribuição”.
– “Agilizar mais as propostas sobre os serviços de candidatura a empréstimos”.
Em outras palavras, a finalidade do projeto é fazer algo ou cumprir algo – uma meta !
As metas descrevem o que você está tentando fazer, realizar ou produzir. As metas e os objetivos devem ser declarados em termos tangíveis. Se a meta é aumentar o espaço no depósito, seria melhor dizer que a meta é construir quatro novos depósitos. Descrever o número de novos depósitos a serem construídos é algo específico e tangível.
Outro exemplo seria o exemplo de oferecer aprovações de empréstimos mais ágeis pode ter uma declaração mais eficiente ao afirmar que a empresa oferecerá aplicações de empréstimos através da Internet para agilizar o processo de aplicações.
O importante de tudo isto é que as metas e objetivos podem ser combinados e chamados tão somente de metas, e o principal é que você entenda qual é a finalidade do projeto e como saber se ele está sendo realizado.
As metas devem seguir a seguinte regra, chamada de SMART:
S – Specific (Específica) – As metas devem ser específicas e redigidas em termos claros, concisos, compreensíveis e incluídas no termo de abertura e na declaração de escopo. Os projetos existem para criar um produto ou serviço único e específico, de alguma forma não existiam antes.
M – Measurable (Mensurável) – As metas devem ser mensuráveis. Os resultados práticos do projeto ou fase do projeto podem ser comparados com os resultados finais.
A – Accurate (Exato) – As metas devem ser exatas e descrever com precisão as necessidades. A verificação e avaliação dos requisitos e dos resultados práticos são usadas para determinar a precisão e também para saber se o projeto está se desenvolvendo conforme o planejado.
R – Realistic and Tangible (Realistas e Tangíveis) – As metas impossíveis de realizar não são realistas nem alcançáveis. As metas devem estar centralizadas na realidade. E improvável que você e eu enviemos naves espaciais repletas de confeitos de chocolate para vender aos turistas que estiverem visitando a lua, em algum momento do futuro. Os projetos são únicos e geram produtos ou serviços tangíveis. As três restrições válidas para todo projeto ajudam a definir metas e requisitos realistas, com base nas limitações impostas ao projeto.
T – Time Bound (Limite de tempo) – As metas devem ter um prazo com uma data de término. Os projetos são executados em prazos específicos, com datas de início e fim definidas.
Deixe um comentário